Por Padre Omar

Você costuma refletir o conteúdo das mensagens que compartilha todos os dias na rede? No projeto de Deus a comunicação humana é uma modalidade essencial para viver a comunhão. Imagem e semelhança do Criador, somos capazes de expressar e compartilhar o verdadeiro, o bom e o belo. O problema é que hoje, no contexto de uma comunicação cada vez mais rápida e dentro das plataformas digitais, cresce o fenômeno das notícias falsas, conhecidas como "fake news".

O assunto é sério, e é responsabilidade de todos. Sobre o tema, o Papa Francisco escreveu uma mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado na próxima semana. Para o Papa, o antídoto mais radical ao vírus da falsidade é deixar-se purificar pela verdade. Na visão cristã, a verdade não é uma realidade apenas conceitual, que diz respeito ao juízo sobre as coisas, definindo-as verdadeiras ou falsas. A verdade tem a ver com a vida inteira.

Então, se estivermos fiéis ao projeto de Deus, a comunicação torna-se lugar para exprimir a própria responsabilidade na busca da verdade e na construção do bem. Nenhum de nós pode se eximir da responsabilidade de contrastar estas falsas notícias. Não é tarefa fácil, porque a desinformação se baseia muitas vezes sobre discursos sutilmente enganadores, valendo-se por vezes de mecanismos refinados. Os "fake news" tornam-se frequentemente virais, ou seja, propagam-se com grande rapidez e de forma incontrolável.

Por isso mesmo temos que estar atentos ao conteúdo nas redes e nos educarmos para a verdade, que significa ensinar a discernir, a avaliar e ponderar. Antes de compartilhar mensagens e informações, temos que buscar a verdade do conteúdo. E ainda, refletir se o que eu vou compartilhar vai gerar o bem na vida do outro. Vamos ser portadores de boas notícias, a verdade é sempre o melhor caminho!

 

Você pode gostar
Comentários