Cuidado com a criação

Na família, cultivam-se os primeiros hábitos de amor e cuidado da vida, como, por exemplo, o uso correto das coisas, a ordem e a limpeza, o respeito pelo ecossistema local e a proteção de todas as criaturas

Por O Dia

Rio - Nesta semana celebramos o Dia do Meio Ambiente. Uma data importante para refletir nosso cuidado com o que nos cerca. O urgente desafio de proteger nossa casa comum inclui a preocupação de unir a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral.

Deus, o Criador, não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, mas temos o dever de colaborar na construção da nossa casa comum. O momento atual exige de nós uma mudança, não é possível construir um futuro melhor sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos.

Faço um convite urgente para renovarmos o diálogo sobre como estamos construindo o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una todos, porque o desafio ambiental e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós.

Infelizmente, muitos esforços na busca de soluções concretas para a crise ambiental acabam, com frequência, frustrados não só pela recusa dos poderosos, mas também pelo desinteresse dos outros. As atitudes que dificultam os caminhos de solução, mesmo entre os crentes, vão da negação do problema à indiferença, à resignação acomodada ou à confiança cega nas soluções técnicas. Precisamos de nova solidariedade universal!

Vários são os âmbitos educativos: escola, família e meios de comunicação. Uma boa educação escolar coloca sementes que podem produzir efeitos em toda a vida. Mas, quero destacar a importância central da família, porque é o lugar onde a vida, dom de Deus, deve ser acolhida e protegida.

Na família, cultivam-se os primeiros hábitos de amor e cuidado da vida, como, por exemplo, o uso correto das coisas, a ordem e a limpeza, o respeito pelo ecossistema local e a proteção de todas as criaturas.

Todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação, cada um a partir da sua cultura, experiência, iniciativas e capacidades.

Padre Omar é o reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado. Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com. Acesse também www.padreomar.com e www. facebook.com/padreomarraposo

Comentários