Por

Muitas vezes não refletimos sobre o conteúdo que estamos compartilhando na internet. Hoje, no contexto de uma comunicação cada vez mais rápida e dentro do sistema digital, assistimos ao fenômeno das notícias falsas. A expressão fake news é objeto de discussão e diz respeito à desinformação transmitida. Essas informações infundadas visam enganar e manipular o destinatário. A sua divulgação tem objetivos prefixados, podem influenciar opções políticas e favorecer lucros econômicos. Por isso, temos ficar atentos ao que recebemos na rede.

As fake news se propagam com grande rapidez, e de forma dificilmente controlável, não tanto pela lógica de partilha que caracteriza os meios de comunicação social como pelo fascínio que detêm sobre a avidez insaciável que facilmente se acende no ser humano. Esse é um tema atual, preocupante, que diz respeito a todos. Até o Papa Francisco já escreveu uma mensagem alertando sobre esse mal. Para ele, o antídoto mais radical ao vírus da falsidade é deixar-se purificar pela verdade.

Sim, na visão cristã, a verdade não é uma realidade apenas conceitual, que diz respeito ao juízo sobre as coisas, definindo-as verdadeiras ou falsas. A verdade tem a ver com a vida inteira. No projeto de Deus, a comunicação humana é uma modalidade essencial para viver a comunhão. Imagem e semelhança do Criador, o ser humano é capaz de expressar e compartilhar o verdadeiro, o bom e o belo. É capaz de narrar a sua própria experiência e o mundo, construindo assim a memória e a compreensão dos acontecimentos.

Você pode gostar
Comentários