Por Padre Omar

Rio - Chegou, enfim, o Natal. Amanhã viveremos uma noite especial, em que resplandece uma grande luz sobre todos nós. É a luz do nascimento de Jesus! O nosso coração, que já estava cheio de alegria vislumbrando este momento, agora, se rejubila porque a promessa se cumpriu.

Júbilo e alegria nos garantem que a mensagem contida no mistério da noite de Natal provém verdadeiramente de Deus. Não há lugar para a dúvida e tristeza, porque o Menino Jesus é o verdadeiro consolador do coração.

O Filho de Deus nasceu: tudo muda. O Salvador do mundo vem para se tornar participante da nossa natureza humana: já não estamos sós e abandonados. A Virgem nos oferece o seu Filho como princípio de vida nova. A verdadeira luz vem iluminar a nossa existência, muitas vezes escondida na sombra do pecado.

Descobrimos de novo quem somos! Na noite Santa, nos torna claro o caminho que temos que percorrer para alcançar a meta. Agora, deve cessar todo o medo e pavor, porque a luz nos indica a estrada para Belém. Não podemos permanecer inertes. Não nos é permitido ficar parados. Temos de ir ver o nosso Salvador, deitado numa manjedoura. Eis o motivo do júbilo e da alegria: este Menino nasceu para nós.

Nasce na pobreza do mundo, porque, para Ele e sua família, não há lugar na hospedaria. Encontra abrigo e proteção num estábulo e é deitado em uma manjedoura para animais. E todavia, a partir deste nada, surge a luz da glória de Deus.

A partir de então, para os homens de coração simples, começa o caminho da verdadeira libertação e do resgate perene. Deste Menino, que, no seu rosto, traz gravados os traços da bondade, da misericórdia e do amor de Deus Pai, brota - em todos nós, seus discípulos - a vontade de renúncia à impiedade e aos excessos, para vivermos com sobriedade, justiça e piedade.

Como os pastores de Belém, possam também os nossos olhos se encherem de espanto e maravilha, contemplando no Menino Jesus o Filho de Deus. Desejo que amanhã, todos tenham uma Santa noite de Natal!

Você pode gostar
Comentários