Por PAULO CAPPELLI

Atualmente, cerca de 315 câmeras do Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) não estão funcionando. Destas, 215 foram concedidas pelo governo federal à prefeitura antes da Olimpíada de 2016, mas sem que houvesse um contrato de manutenção. O COR conta hoje com aproximadamente 800 câmeras.

Para solucionar o problema, a prefeitura estuda a manutenção do equipamento e também a aquisição de mais de 20 câmeras que produzem imagens em 360 graus. A licitação para estas máquinas será feita pela CET-Rio, e a expectativa é que elas sejam instaladas em movimentados pontos da cidade no primeiro trimestre de 2019.

Segue

"A gente vai cooperar com a Segurança. E, em um segundo momento, as imagens dessas câmeras de 360 graus também serão disponibilizadas aos internautas, que poderão acessá-las em tempo real", diz Paulo Messina (PRB), secretário da Casa Civil.

Polarização

A polarização entre Jair Bolsonaro (PSL) e PT, de proporções tão grandes, é usada pelo clã para impulsionar a candidatura de Flávio Bolsonaro (PSL), filho do presidenciável, ao Senado. Ontem, ao lado de Flávio, Jair deu a explicação, em vídeo na internet, para se votar no filho: "Se ele perder, quem vai entrar é o Lindbergh Farias (PT). Já imaginou?"

Não chamou Meirelles

O deputado estadual Rafael Picciani (MDB), que decidiu não disputar a reeleição, divulgou sua 'colinha' eleitoral no Instagram. Nela, exibiu os números de seus candidatos à Assembleia Legislativa, à Câmara dos Deputados, ao Senado e ao governo do Rio. Para a Presidência, deixou a critério do eleitor. E olha que o seu partido, o MDB, tem como candidato oficial Henrique Meirelles.

Cargos extintos

O governador Pezão (MDB) extinguiu 279 cargos efetivos (de concursados) que estavam vagos na administração estadual (como, por exemplo, de servidores que se aposentaram). A medida foi publicada em forma de decreto, como a Constituição permite, no Diário Oficial de anteontem. Em sua justificativa, alegou que foi orientado pelo Conselho de Supervisão do Conselho de Recuperação Fiscal.

É regra

Todas as prefeituras do estado que ainda não possuem procuradorias jurídicas terão que estruturá-las. A determinação é de Marcelo Verdini Maia, conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado. Ele atendeu ao pleito da Associação Nacional de Procuradores Municipais.

Segue

As prefeituras terão seis meses para se adequar à decisão do TCE. Atualmente, 25% dos municípios do Rio não possuem qualquer procurador com vínculo efetivo. Dado que o tribunal classifica como "alarmante".

Mudança

O Arco Metropolitano passa, a partir de hoje, a ser patrulhado pela Polícia Rodoviária Federal. Antes, a tarefa cabia à PM.

Viva a democracia!

A Coluna fala diariamente sobre política e espera ter contribuído ao menos um pouco para que você tenha se informado mais sobre as propostas dos candidatos e os bastidores desta eleição. Que neste dia especial exerçamos a nossa cidadania e votemos com consciência.

Você pode gostar
Comentários