O ex-ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno - José Cruz/Agência Brasil
O ex-ministro da Secretaria-Geral, Gustavo BebiannoJosé Cruz/Agência Brasil
Por CÁSSIO BRUNO

Após ser demitido pelo presidente Jair Bolsonaro em meio a uma crise cravada no centro do governo, o ex-ministro da Secretaria-Geral Gustavo Bebianno foi sondado por integrantes do governo Wilson Witzel (PSC) para trabalhar no Rio. Mas a ideia não prosperou porque foi recusada de imediato. O desgaste com Jair começou por suspeitas de candidaturas laranjas no PSL.

O ex-ministro ocuparia a cadeira de Gutemberg da Fonseca, o ex-árbitro de futebol que virou secretário de Governo de Witzel. Gutemberg está nos Estados Unidos. Segundo ele, "em missão diplomática". O secretário disse desconhecer a informação sobre Bebianno.

O motivo da viagem

Oficialmente, Gutemberg da Fonseca viajou para promover a "internacionalização do governo", conforme o próprio definiu à Coluna. O secretário nega crise na relação com Witzel e a disputa por poder com o colega Lucas Tristão, do Desenvolvimento Econômico.

Sem pretensão

"Não existe isso. Eu não tenho pretensão política. Sou técnico", afirmou Gutemberg, de Nova Iorque.

Polêmica no horizonte

Witzel quer transformar a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) em subsecretaria subordinada à Secretaria da Polícia Civil. O governador pediu ao deputado federal Sargento Gurgel Soares (PSL) para conversar com os agentes.

Nos tribunais

A Cedae anunciou o combate a esquemas de ações judiciais de funcionários contra a estatal. Mas o diretor de Grandes Operações, Renato do Espírito Santo, que assumiu em fevereiro, já moveu 13 processos.

Segue...

Um das ações de Renato diz respeito a gratificações para dobrar o salário.

É que...

O agora diretor era ex-funcionário, aposentado, e saiu da Cedae no último Programa de Demissão Voluntária.

Na calada da noite

Deputados se reuniram nesta terça-feira até tarde no gabinete da Presidência, na Rua da Alfândega. André Ceciliano (PT), Márcio Pacheco (PSC), Rodrigo Amorim (PSL) e outros parlamentares... negociavam e negociavam. Vem mudanças nas comissões!

Ninguém se entende

O debate que aprovou, em primeira discussão, na Alerj, o fim das UPPs, expôs o racha no PSL.

Na hora H

Amorim e Alexandre Knoploch votaram contra. Filippe Poubel e Gil Viana foram a favor da extinção das unidades.

Homenagem

O vereador Jones Moura (PSD) quer homenagear a primeira-dama Michele Bolsonaro com a medalha de reconhecimento Chiquinha Gonzaga no Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Vai tentar

Jones pediu a Carlos Bolsonaro para avisar Michele. O filho do presidente ligou para ela, que ficou de tentar vir ao Rio para receber a medalha.

Mamãe eu quero

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) remanejou R$ 3 milhões do Programa Cegonha Carioca e outros R$ 16 milhões de maternidades para investir em UPAs e em coordenadores de emergência.

Você pode gostar
Comentários