Por O Dia

Rio - A economia ainda está em crise, mesmo com pequena melhora recente. Por isso, o comportamento das pessoas e, em particular, dos consumidores muda em períodos como esses. No passado, quando a economia estava em expansão, havia facilidade de emprego, a renda do trabalhador aumentou e muitas famílias melhoram de vida. Agora, temos o efeito contrário, com a economia ainda patinando e muita gente desempregada, é necessário cortar custos e adaptar a forma de viver. Assim, os hábitos deve ser alterados: cortar supérfluos e buscar itens mais em conta para o cotidiano passava a fazer parte do cotidiano. Seguem algumas dicas para economizar:

Trocar marcas de produtos tradicionais por outras mais em conta, desde que tenha boas referências sobre elas.

Fazer compras em atacado de itens que você use muito e que possa ser estocado na sua casa.

Rever o seu plano de celular, verificando se você usa tudo pelo que você pega e se não há uma nova promoção que mais econômica para o seu perfil de usuário, como um plano pós-controle ou familiar.

Fazer a mesma revisão no seu pacote de TV de cabo, posto que normalmente se paga por uma quantidade imensa de canais, sendo que se usa 20% a 25% do que é disponibilizado. Um plano com uma grade menos abrangente de opções certamente custa menos do que você deve estar pagando.

Você ainda tem número de telefone fixo? Se você faz parte da grande quantidade de brasileiros que usa mais o celular do que o fixo, porque ainda paga por número fixo?

Com a nova política de preços de combustíveis, o custo do litro do etanol e da gasolina mudam constantemente. Vale a opção de pesquisar na hora de abastecer antes de sempre ir no mesmo lugar em que está habituado.

Estamos com tarifa vermelha nas contas de energia o que torna a conta mais cara para todos. Em muitas casas, o esforço de economizar a energia só é feito no verão, período em que se liga o ar condicionado. Os hábitos de poupar energia devem ser permanentes, pois efeito no bolso é imediato.

Já pensou em reaproveitar água? Seja a da chuva ou da máquina de lavar, dentre outras, pode ser solução para diminuir a conta da Cedae. Estude os custos para implementar as alterações e compare com a economia na conta do fornecimento para ver se vale a pena.

Comer fora de casa é uma delícia, a família foge da rotina, ninguém tem trabalho com o preparo e a limpeza depois, mas pesa no bolso. Divida as atividades caseiras e faça do jantar especial atividade familiar. Todos se divertem, participam e economizam.

Use a internet a seu favor. Hoje, todos os preços estão disponíveis na rede e antes de comprar por impulso, pesquise, considerando as formas de pagamento com prazo e sem juros. 

Gilberto Braga é professor de Finanças do Ibmec e da Fundação Dom Cabral

Você pode gostar
Comentários