Plenário do Supremo Tribunal Federal - Nelson Jr. / STF
Plenário do Supremo Tribunal FederalNelson Jr. / STF
Por FRANCISCO ALVES FILHO

Com a grande diversidade de carreiras no Direito, o estudante pode se sentir confuso na hora de buscar um estágio na área jurídica. O que fazer neste momento? (Veja o vídeo: O mercado de Direito está saturado?) Aí vão algumas dicas:

Decida a área em que quer atuar

O estudante pode atuar em órgãos públicos, escritórios de advogados ou trabalhar diretamente para empresas particulares, prestando assessoria. Cada uma dessas áreas tem as suas vantagens e desvantagens, mas é importante que o estudante se concentre em uma determinada área.

Não hesite em experimentar

Fazer estágio é uma das melhores maneiras do estudante escolher a área do Direito que vai seguir. Por esta forma, o futuro advogado tem como se familiarizar com o Direito e escolher mais facilmente o ramo que quer seguir. Nessa fase, pode trocar a área do estágio. Quanto mais diversificados forem os estágios, maiores serão as suas chances em ascender e se desenvolver profissionalmente.

Converse com profissionais da área

Durante a faculdade e no estágio, o graduando tem a oportunidade de conhecer e conversar diretamente com os profissionais que trabalham na área, o que ajuda a entender melhor como é a carreira, quais são as suas possibilidades nessa ou naquela área e pegar algumas dicas extras.

Procure saber todos os detalhes

Antes de iniciar um estágio em Direito, é importante que o graduando procure saber quais são os salários, horários, benefícios e possibilidades de crescimento que aquela vaga pode lhe trazer. É preciso analisar cada detalhe, para que o estágio não interfira em seus estudos de forma negativa e, ao mesmo tempo, possa atender às suas necessidades e expectativas.

Não pense apenas em remuneração

No processo da escolha e qual área do Direito a seguir, o salário é algo que deve ser levado em conta, mas cuidado: este não pode ser o fator determinante na hora de escolher um estágio. Afinal, qual é o aprendizado para quem vai para algo totalmente fora de seu perfil? Há grande possibilidade de isso gerar apenas frustração e decepção para o estudante. 

Por isso, escolha a área que mais lhe dê motivação, pois o salário também depende muito do empenho do profissional. Quanto mais a pessoa aprende e gosta daquilo que faz, mais experiência relevante ela adquire. O dinheiro vem como a consequência de um bom trabalho. (Leia também:Ex-borracheiro vira juiz depois de estudar por 4 anos em 200 quilos de resumos)

Você pode gostar