São dez companhias com chances para estudantes recém-formados - Reprodução da internet
São dez companhias com chances para estudantes recém-formadosReprodução da internet
Por FRANCISCO ALVES FILHO

Ciências de Computação, Engenharia de Computação ou Sistemas de Informação? Essa dúvida atormenta os estudantes que querem ingressar em um curso na área de computação. Para ajudar a decidir, o professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, explica as características que distinguem esses três cursos. (Leia: Ciências da Computação: 6 bons motivos para seguir a carreira) 

Segundo Pardo, em qualquer um deles os estudantes conhecerão um pouco sobre todas as áreas da computação e terão sólida base matemática. Vão estudar programação, banco de dados, eletrônica, redes de computadores, inteligência artificial, etc. A diferença é que, depois desse núcleo de disciplinas em comum, cada curso direciona o aluno para um caminho diferente.

Nas Ciências de Computação, a trilha é software. Caso escolha esse curso, você conhecerá os fundamentos e as teorias de computação, terá mais disciplinas voltadas para programação avançada, bancos de dados, internet, desenvolvimento de software. É indicada para quem quer desenvolver jogos, entender como funcionam os aplicativos e criar as próprias soluções.

Já a estrada da Engenharia de Computação é hardware: estuda-se mais a parte de elétrica e eletrônica. Há mais química e mais física. É indicado para quem deseja atuar no campo da robótica, dos carros inteligentes e da internet das coisas.

O melhor curso para Computação? (2)
Publicidade
Na jornada pelos Sistemas de Informação, o enfoque é a gestão de processos, projetos e pessoas. O objetivo é formar um profissional capaz de projetar e desenvolver os sistemas que controlam os negócios de uma empresa. A indicação vai para quem pretende desenvolver aplicativos ou iniciar o próprio negócio. O professor Thiago Pardo usa o exemplo de um smartphone para explicar as diferenças: "Se você gosta de instalar aplicativos no aparelho e adoraria desenvolver seus próprios aplicativos, há indícios de que Ciências de Computação é o seu caminho".
O melhor curso para Computação? (3)
Publicidade
"Mas se a sua vontade é desmontar o aparelho, entender e pesquisar o que tem lá dentro, então, considere Engenharia de Computação. Agora, se você gosta de lidar com pessoas, de gerenciar grupos de conversa e processos, Sistemas de Informação pode ser uma boa opção".
Espero que as explicações do professor ajudem você a se decidir para entrar no mundo da computação sabendo exatamente o que vem pela frente.
Publicidade
 
Chef On Line
Publicidade
Chef patissiere Carolina Sales se despediu da carreira de medicina há 8 anos e se aventurou no mundo dos doces. Hoje, possui duas marcas incríveis: Carolina Sales Patisserie de Brigadeiros (www.carolinasales.com.br), com duas lojas na Barra da Tijuca, e a Carolina Sales Fit (para quem tem restrição alimentar), com uma loja na barra da Tijuca. Ela investiu muito no último ano em cursos presenciais e em uma plataforma de cursos online.
 
Publicidade
MUITO SUOR.
"Eu percebo que quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho" Thomas Jefferson, o principal autor da Declaração de Independência dos EUA e ex-presidente americano
Publicidade
Você pode gostar
Comentários