profissão futurista - reprodução internet
profissão futuristareprodução internet
Por FRANCISCO ALVES FILHO

A tarefa de escolher a carreira na época do Enem sempre foi algo difícil. São muitas as dúvidas que envolvem os estudantes no momento de tomar essa decisão. O problema é que, com as rápidas mudanças que a tecnologia impôs ao mercado de trabalho, a escolha ficou ainda mais difícil. Profissões surgem e desaparecem numa velocidade nunca vista. No período entre a entrada e a saída da faculdade, o mercado de trabalho pode mudar radicalmente. Como se preparar para um futuro que não sabemos ao certo como vai ser? (Veja também: as profissões do futuro)

Não há uma receita de bolo para resolver esse problema. Mas existem habilidades a serem desenvolvidas que podem ajudar muito. Versatilidade é uma delas. "É preciso ter contato com variadas áreas, com outras competências. Não é que isso seja o futuro, isso está acontecendo agora. O mercado já mudou", diz Rodolfo Bertolini, CEO do Centro Universitário Celso Lisboa. Ele mesmo é um exemplo de transformação: formado em Educação Física, trabalha hoje com Administração.

Outra atitude fundamental é manter-se informado. Só assim, acompanhando o dia a dia da carreira escolhida e do mercado de trabalho, pode-se identificar alguma tendência e não ter medo de mudar de área. Para o bem ou para o mal, profissões não são mais para sempre.

Ser um profissional flexível não quer dizer que você será alguém sem função específica. Também não quer dizer que é preciso saber de tudo. Flexibilidade aqui é uma característica mais parecida com adaptabilidade e resiliência. É se manter preparado e disposto ao aprendizado não só para lidar bem com novas ferramentas, mas com diferentes visões e interações.

É importante estar aberto a possibilidades de entrega e valoração diferentes das convencionais, como trabalho remoto - que já é uma realidade - na economia compartilhada ou na chamada "gig economy".

Gerência de redes

A UniCarioca está com inscrições abertas para Especialização em Projeto e Gerência de Redes de Computadores, na unidade Rio Comprido. A pós-graduação conta com a parceria da Cisco Networking Academy para aprimorar conhecimentos e formar profissionais de destaque no mercado, com currículos completos. Além da Cisco, os alunos do curso também terão contato com conteúdos acadêmicos de consagradas empresas como Microsoft e Linux.

Renegociação do Fies

Podem ser renegociados os contratos do Fies com atraso no pagamento de pelo menos 90 dias e ainda tiverem no período de amortização e não tenham sido alvo de ação judicial pelo agente financeiro. A medida vale para os contratos de financiamentos concedidos até o segundo semestre de 2017. Os contratantes do Fies terão duas opções: o reparcelamento e o reescalonamento, que possibilita diluir os valores em atraso nas parcelas a vencer.

Você pode gostar
Comentários