agrônomo - reprodução internet
agrônomoreprodução internet
Por FRANCISCO ALVES FILHO

Em nenhum outro momento da história brasileira o Agronegócio esteve tão em destaque. É uma prioridade declarada do governo federal o incentivo a esta atividade econômica. A carreira profissional que serve de base ao crescimento da produção agrícola é a Agronomia. Por isso, é uma boa opção profissional para quem está em processo de escolha do curso universitário. É um bom momento para conhecer mais sobre essa carreira. (Confira quais são as áreas de atuação da carreira)

O pesquisador e professor Dr. Harley Nonato de Oliveira, chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste, explica o papel do profissional da área. "Nesse processo complexo de produção, que vai desde o preparo do solo até o produto sendo consumido na mesa do cidadão, o Engenheiro Agrônomo é peça fundamental, atuando para dentro e fora da porteira, desenvolvendo e auxiliando na busca de tecnologias, nas mais diversas áreas, que objetivam aumento sustentável da produção", diz ele.

Ao contrário do que se pensa, o Engenheiro Agrônomo não trata apenas da produção de alimentos. "Deve-se focar na eficiência do uso dos recursos naturais, como por exemplo, em tecnologias poupadoras de água", explica Harley.

A agropecuária passa por um processo de modernização intenso e por isso quem quiser seguir a carreira deve estar atento às novas tecnologias.

A importância do Agrônomo (2)
Publicidade
Para atuar nos dias de hoje, o agrônomo precisa estar atualizado com os avanços que agregam valor ao processo produtivo. Muitas propriedades rurais e indústrias têm otimizado suas produções a partir de soluções tecnológicas, como agricultura de precisão e geoprocessamento.
Outro destaque é a biotecnologia, na qual é possível trabalhar com manipulação de genes para melhoramento dos produtos e aumento da capacidade produtiva. A importância da área desponta ao considerarmos o crescimento da população mundial.
Publicidade
 
Nova data para o Prouni
Publicidade
As inscrições para o processo seletivo do ProUni, diante das mudanças anunciadas no Sisu, serão realizadas de zero hora de 31 de janeiro até as 23h59 de 3 de fevereiro, pelo horário oficial de Brasília. Os resultados dos candidatos pré-selecionados em primeira chamada estarão disponíveis na página do programa a partir do dia 6 de fevereiro. Já a lista com os nomes dos selecionados em segunda chamada será divulgada no dia 20 de fevereiro.
Nova data para o Fies
Publicidade
De acordo com o novo calendário divulgado nesta sexta-feira, as inscrições para o processo seletivo do Fies, referente ao primeiro semestre de 2019, ocorrerão de zero hora de 7 de fevereiro às 23h59 de 14 de fevereiro, sempre de acordo com o horário oficial de Brasília. O resultado da pré-seleção para as modalidades Fies e P-Fies será divulgado no dia 25 de fevereiro. Pré-selecionados no Fies deverão complementar inscrição entre 26 de fevereiro a 7 de março.
 
Publicidade
CRIATIVIDADE.
"O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos?", Albert Einstein,cientista criador da teoria da relatividade
Publicidade
Você pode gostar
Comentários