Muito mês para pouco salário?

Por Renata Maia

O brasileiro poupa pouco. É o que revelou o indicador CNDL/SPC Brasil. Apenas 18% dos brasileiros conseguiram poupar em junho e a poupança é usada por 64% dos que conseguiram guardar dinheiro. Apenas 35% dos entrevistados costumam poupar habitualmente. Hoje a maior parte dos recursos recebidos pelo trabalhador é destinada ao pagamento de gastos básicos, não sobrando nada ou muito pouco para demais gastos ou reservas. O baixo número de poupadores também está diretamente atrelado ao número de endividados: mais de 63 milhões. Muito se questiona sobre o porque é tão difícil poupar. Para muitos está relacionado a hábitos culturais ou a falta de educação financeira, mas é preciso levar em conta que o brasileiro tem uma renda média de R$ 2 mil, segundo o IBGE, o equivalente a pouco mais de dois salários mínimos. É muito mês para pouco salário e pouco salário para muitas contas a pagar: aluguel, alimentação, transporte, conta de luz, água, telefone entre outros. Em tempos de crise e desemprego conseguir poupar é uma realidade cada vez mais distante de grande parte dos brasileiros.

REEMBOLSO.

Caso o voo atrase por mais de 4 horas, seja cancelado ou, ainda, o passageiro tenha seu embarque negado, a empresa deverá reembolsar o passageiro de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra da passagem.

PRAZO NÃO CUMPRIDO

Fiz uma solicitação de reinstalação da minha internet no dia 14/08 para o meu novo endereço. Após verificar a possibilidade e realizar upgrade com descontos, fui informado que o técnico entraria em contato comigo dentro de 48h. Não recebi retorno no prazo estabelecido e entrei em contato com a TIM. Neste momento fui informado de que o prazo que me havia sido passado estava errado e que o correto era de 15 dias para a instalação. Falta de respeito com o consumidor!

Leonardo Velozo Rodrigues, Piedade - Rio de Janeiro

O Centro de Relacionamento com o Cliente TIM entrou em contato com o Sr. Leonardo Velozo e lamentou o ocorrido, informando que a instalação do serviço será realizada em até 15 dias úteis. Para mais informações sobre a TIM Live, basta acessar o site (www.timlive.com.br) ou entrar em contato pelo telefone 10341.

Assessoria de Imprensa TIM

SEM TELEFONE

Apesar de todas as minhas contas de telefone estarem pagas, minha linha Oi Fixo não está funcionando. Minhas filhas já ligaram várias vezes para a Central de Atendimento da Oi e eles sempre dizem que dentro de 24 horas o telefone voltaria a funcionar, mas isso não aconteceu. Peço ajuda!

Marlene Alípio, Tanque - Rio de Janeiro

A Oi entrou em contato com a cliente em e confirmou que após a solicitação de reparo, seu telefone voltou a funcionar normalmente.

Assessoria de Imprensa Oi

NÃO REALIZADO

Escrevo para pedir a Vivo uma solução sobre a instalação de internet residencial que estou aguardando desde 19/07. Estou extremamente estressado desse joguete que a operadora tem feito. A única informação que tenho é que o serviço é feito por uma empresa terceirizada, que entraria em contato comigo, o que nunca aconteceu.

Diogo Caldas, Tijuca - Rio de Janeiro

Após ajustes técnicos, os serviços foram instalados. Em contato com sr. Diogo, o mesmo está ciente das tratativas realizadas.

Assessoria de Imprensa Vivo

CONTAS DE LUZ

Recebi duas contas de luz no mesmo mês. O fato é que a data do vencimento é aleatória. Como posso receber uma conta com vencimento para o dia 28/08 se já paguei uma no início do mês? Está correto emitirem duas contas com o vencimento no mesmo mês?

José Luiz Monteiro dAraújo, Engenho de Dentro - Rio de Janeiro

A emissão de duas faturas de meses distintos ocorreu porque, de acordo com Resolução Aneel 414, o primeiro faturamento após essa alteração no calendário pode ser feito em intervalo de, no mínimo 15, e, no máximo, 47 dias.

Assessoria de Imprensa Light

DÚVIDAS FREQUENTES

Soraya Goodman - especialista em Direito do Consumidor - Divulgação

Trocar aquele presente que não serviu ou não agradou nem sempre é possível. O direito de troca imediato, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), só ocorre quando o produto apresenta defeito e é essencial. Não sendo produto essencial, mesmo com defeito, o lojista não precisa trocar o produto, mas é obrigado a consertá-lo sem custo para o consumidor. Avisos de 'não trocamos produtos em liquidação' ou 'não trocamos peças íntimas', por exemplo, não retiram a garantia do consumidor, pois ela não pode ser afastada, nem, tão pouco, condicionada a qualquer circunstância, como a impossibilidade de troca de mercadorias aos sábados. Outra situação que possibilita a troca do produto é quando, na hora da compra, o lojista informar que a troca é permitida, pois agora ele mesmo se impôs a obrigação. Nessa situação, ele poderá limitar a troca a determinados produtos, determinar período específico etc. Se na hora da troca você tiver dúvida, verifique o CDC (Arts. 18 e 26). Peça aquele livrinho obrigatoriamente exposto, que fica geralmente ao lado do caixa de pagamento.

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