Por Renata Maia

O brasileiro poupa pouco. É o que revelou o indicador CNDL/SPC Brasil. Apenas 18% dos brasileiros conseguiram poupar em junho e a poupança é usada por 64% dos que conseguiram guardar dinheiro. Apenas 35% dos entrevistados costumam poupar habitualmente. Hoje a maior parte dos recursos recebidos pelo trabalhador é destinada ao pagamento de gastos básicos, não sobrando nada ou muito pouco para demais gastos ou reservas. O baixo número de poupadores também está diretamente atrelado ao número de endividados: mais de 63 milhões. Muito se questiona sobre o porque é tão difícil poupar. Para muitos está relacionado a hábitos culturais ou a falta de educação financeira, mas é preciso levar em conta que o brasileiro tem uma renda média de R$ 2 mil, segundo o IBGE, o equivalente a pouco mais de dois salários mínimos. É muito mês para pouco salário e pouco salário para muitas contas a pagar: aluguel, alimentação, transporte, conta de luz, água, telefone entre outros. Em tempos de crise e desemprego conseguir poupar é uma realidade cada vez mais distante de grande parte dos brasileiros.

REEMBOLSO.
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Caso o voo atrase por mais de 4 horas, seja cancelado ou, ainda, o passageiro tenha seu embarque negado, a empresa deverá reembolsar o passageiro de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra da passagem.
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PRAZO NÃO CUMPRIDO
Fiz uma solicitação de reinstalação da minha internet no dia 14/08 para o meu novo endereço. Após verificar a possibilidade e realizar upgrade com descontos, fui informado que o técnico entraria em contato comigo dentro de 48h. Não recebi retorno no prazo estabelecido e entrei em contato com a TIM. Neste momento fui informado de que o prazo que me havia sido passado estava errado e que o correto era de 15 dias para a instalação. Falta de respeito com o consumidor!
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Leonardo Velozo Rodrigues, Piedade - Rio de Janeiro
O Centro de Relacionamento com o Cliente TIM entrou em contato com o Sr. Leonardo Velozo e lamentou o ocorrido, informando que a instalação do serviço será realizada em até 15 dias úteis. Para mais informações sobre a TIM Live, basta acessar o site (www.timlive.com.br) ou entrar em contato pelo telefone 10341.
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Assessoria de Imprensa TIM
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SEM TELEFONE
Apesar de todas as minhas contas de telefone estarem pagas, minha linha Oi Fixo não está funcionando. Minhas filhas já ligaram várias vezes para a Central de Atendimento da Oi e eles sempre dizem que dentro de 24 horas o telefone voltaria a funcionar, mas isso não aconteceu. Peço ajuda!
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Marlene Alípio, Tanque - Rio de Janeiro
A Oi entrou em contato com a cliente em e confirmou que após a solicitação de reparo, seu telefone voltou a funcionar normalmente.
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Assessoria de Imprensa Oi
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NÃO REALIZADO
Escrevo para pedir a Vivo uma solução sobre a instalação de internet residencial que estou aguardando desde 19/07. Estou extremamente estressado desse joguete que a operadora tem feito. A única informação que tenho é que o serviço é feito por uma empresa terceirizada, que entraria em contato comigo, o que nunca aconteceu.
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Diogo Caldas, Tijuca - Rio de Janeiro
Após ajustes técnicos, os serviços foram instalados. Em contato com sr. Diogo, o mesmo está ciente das tratativas realizadas.
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Assessoria de Imprensa Vivo
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CONTAS DE LUZ
Recebi duas contas de luz no mesmo mês. O fato é que a data do vencimento é aleatória. Como posso receber uma conta com vencimento para o dia 28/08 se já paguei uma no início do mês? Está correto emitirem duas contas com o vencimento no mesmo mês?
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José Luiz Monteiro dAraújo, Engenho de Dentro - Rio de Janeiro
A emissão de duas faturas de meses distintos ocorreu porque, de acordo com Resolução Aneel 414, o primeiro faturamento após essa alteração no calendário pode ser feito em intervalo de, no mínimo 15, e, no máximo, 47 dias.
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Assessoria de Imprensa Light
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DÚVIDAS FREQUENTES
Soraya Goodman - especialista em Direito do Consumidor
Soraya Goodman - especialista em Direito do ConsumidorDivulgação
Trocar aquele presente que não serviu ou não agradou nem sempre é possível. O direito de troca imediato, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), só ocorre quando o produto apresenta defeito e é essencial. Não sendo produto essencial, mesmo com defeito, o lojista não precisa trocar o produto, mas é obrigado a consertá-lo sem custo para o consumidor. Avisos de 'não trocamos produtos em liquidação' ou 'não trocamos peças íntimas', por exemplo, não retiram a garantia do consumidor, pois ela não pode ser afastada, nem, tão pouco, condicionada a qualquer circunstância, como a impossibilidade de troca de mercadorias aos sábados. Outra situação que possibilita a troca do produto é quando, na hora da compra, o lojista informar que a troca é permitida, pois agora ele mesmo se impôs a obrigação. Nessa situação, ele poderá limitar a troca a determinados produtos, determinar período específico etc. Se na hora da troca você tiver dúvida, verifique o CDC (Arts. 18 e 26). Peça aquele livrinho obrigatoriamente exposto, que fica geralmente ao lado do caixa de pagamento.
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