Brasil é campeão de ligações irritantes

De 2017 para cá, a quantidade de contatos de spam feitos no país cresceu 81%. No ano passado, recebemos, em média, 20,7 ligações indesejadas por mês

Por O Dia

Rio - Quem nunca se irritou com aquelas indesejadas ligações de telemarketing? Você sabia que nenhuma outra população da América Latina é tão incomodada com ligações de spam quanto a do Brasil? É isso mesmo. Um estudo produzido pela Truecaller, um aplicativo gratuito que permite detectar e bloquear números indesejados, afirma que o Brasil tem a maior média de spam telefônico da América Latina. De acordo com o levantamento, a média brasileira foi de 37,5 ligações por mês.

O mais preocupante é que essas chamadas telefônicas estão cada vez mais comuns no Brasil. De 2017 para cá, a quantidade de contatos de spam feitos no país cresceu 81%. No ano passado, recebemos, em média, 20,7 ligações indesejadas por mês. Vale lembrar que a lei 7.853/18 estabelece que os telefonemas para venda de produtos ou serviços só podem acontecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Ligações fora do horário, nos fins de semana e feriados estão proibidas.

Cancelamento

Adquiri um frigobar com a Shoptime, mas o entregador se recusou a subir e entregar em minha residência. Desci para pedir-lhe ajuda, pois não tenho condições de carregar um frigobar sozinha. Devido ao péssimo atendimento, tentei cancelar a compra pelo site o que é impossível.

Denise dos Santos Lopes, Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro

O Shoptime.com providenciou o cancelamento da compra. O estorno ocorrerá de 1 a 2 faturas, de acordo com o prazo do cartão de crédito. Pedimos desculpas pelo transtorno.

Assessoria Shoptime

Serviço diferente

A Mundial Editora se nega a cancelar um serviço contratado. Fiz os pagamentos dentro do prazo estipulado, porém o serviço não condiz com o ofertado. Declaro que a vendedora me coagiu na venda, informando que uma vez aceito, não tenho direito de cancelamento.

Eliabe dos Santos Ferreira, Santana - Amapá

Realizamos o cancelamento, ficando as parcelas pagas como multa por rescisão contratual. Desta forma encaminhamos declaração do cancelamento dos boletos bancários.

Equipe Mundial Editora

Sem parar

Recebi cobranças em duplicidade de estacionamento e entrei em contato com a Sem Parar para solicitar uma contestação dos valores. Além de não ter recebido a resposta, fui verificar no site e o valor da fatura permanecia o mesmo. Só quero o boleto com o valor correto para o pagamento, o erro foi da empresa e eu que estou sendo penalizado sem poder utilizar o serviço.

Marcelo Andrade de Barros, Moneró - Rio de Janeiro

Em atenção à manifestação apresentada pelo Sr. Marcelo, esclarecemos que em 19/10, enviamos o boleto para pagamento da fatura de setembro/2018, deduzindo o valor contestado. Contatamos o cliente, pedimos desculpas pelo ocorrido e confirmamos o recebimento do boleto em seu e-mail de cadastro. A fatura encontra-se liquidada.

Assessoria de Imprensa Sem Parar

Erro de sistema

A Claro cancelou minha linha por um erro de sistema e me deixou sem sinal. Algum tempo depois, recebi uma ligação da Claro informando estar encerrando o caso e eu que eu me virasse com o modem que é utilizado desde a aquisição do plano, há quase 1 ano, por não ter capacidade de configurar ou devolver meu sinal. Eles querem que eu configure meu modem por causa de um problema provocado por eles.

Marcia Bety Hazan, Tijuca - Rio de Janeiro

A Claro informa que solucionou o caso.

Assessoria de Imprensa Claro

Dúvidas frequentes - Luciana Cruz, advogada da Vieira Cruz Advogados

Cada vez mais pessoas, ao adquirirem um carro, contratam também um seguro veicular. No entanto, inúmeras pessoas ao contratarem esse benefício desconhecem os trâmites do contrato. A primeira observação a se fazer é que o contrato é regido pelo do Código de Defesa do Consumidor, devendo respeitar todas as regras ali contidas.

Ao contratar um seguro automotivo, é sempre importante estar atento às cláusulas e as condições gerais do contrato, bem como ter absoluta ciência de quais são as coberturas contratadas na apólice. Geralmente, os problemas que ocorrem entre consumidor e seguradoras são causados justamente porque algumas são desconhecidas para o contratante. As cláusulas contratuais devem ser redigidas com clareza e transparência.

 

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