Por Átila A. Nunes

Rio - A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro proibiu que a Light cobre irregularidades nos medidores junto com as faturas de consumo. Em caso de descumprimento, a companhia receberá multa diária de R$ 100 mil. Para a Justiça, ao incluir na conta mensal a Cobrança do Termo de Ocorrência e Inspeção, conhecido como TOI, a concessionária atuou com coação. Isso porque a possibilidade de corte de energia passa a valer também para a quantia aplicada como penalidade e que, muitas vezes, é contestada por quem recebe. A decisão visa fazer com que a concessionária passe a respeitar os consumidores que dependem do fornecimento do serviço. O caso foi levado à Justiça pela Defensoria Pública do Rio, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon).

Filhos por amor.
Publicidade
Há um ano já é possível reconhecer a paternidade ou a maternidade socioafetiva nos cartórios de registro civil de todo o país. Provimento nº 63/2017 da Corregedoria Nacional de Justiça.
Publicidade
COBRANÇA INDEVIDA
Solicitei a portabilidade para Claro, mas não fui informado sobre a fidelização de 12 meses. Senti-me enganado! Eu fui claro com o vendedor ao dizer que queria um plano sem fidelidade. Agora estão me cobrando uma multa no valor de R$ 240 para cancelamento de um plano que nem sequer completou 24 horas. Estou muito aborrecido!
Publicidade
Luiz Francisco dos Santos, Jacaré - Rio de Janeiro
Em atenção à mensagem do Sr. Luiz Francisco dos Santos, a Claro informa que entrou em contato com o cliente e regularizou a situação. A operadora continua à disposição por meio de todos os canais de atendimento disponibilizados: SAC 1052, Fale Conosco, Chat, Atendimento por Carta e site www.claro.com.br.
Publicidade
Assessoria de Imprensa Claro
Publicidade
BLOQUEIO DE CARTÃO
Fui assaltada, levaram meu smartphone e minha bolsa com documentos e cartões de crédito. Tento ligar para o banco Santander para cancelar os cartões, mas não consigo fazer o bloqueio. Tenho medo de que usem meus documentos e meu cartão.
Publicidade
Nilza Mendes Benedito, Parque Martinho - Belford Roxo
O Santander informa que contatou a Sra. Nilza e regularizou os lançamentos em seu cartão de crédito.
Publicidade
Assessoria de Imprensa Santander
Publicidade
NEGATIVADA?
Fui colocada no SPC pela Net por uma conta paga. Até onde vai a falta de responsabilidade da empresa? O pagamento foi efetuado na data certa, não vou fazer serviço de empresa incompetente.
Publicidade
Érica de Sousa Ferreira - Vila da Penha, Rio de Janeiro
Em atenção à mensagem da senhora Érica Sousa, a NET informa que, em contato com a cliente, solucionou o caso. A operadora permanece à disposição.
Publicidade
Assessoria de Imprensa NET
Publicidade
VALOR DO FRETE
Nas compras feitas no site do shoptime.com é informado que a mercadoria será entregue na residência do cliente, porém o produto fica disponibilizado para retirada no CDD dos Correios, pois a transportadora DIRECT despacha a encomenda via Correios, que é distante de minha residência. O Shoptime se nega a devolver o valor pago pelo frete.
Publicidade
Mauro Torres, Padre Miguel - Rio de Janeiro
O Shoptime.com entrou em contato com o cliente e informou a posição da companhia.
Publicidade
Assessoria de Imprensa Shoptime
Publicidade
DÚVIDAS FREQUENTES
Monica Portella
Monica Portellafotos Divulgação
A inteligência emocional e a capacidade de lidar com as próprias emoções devem ser desenvolvidas ao longo da vida. O autoconhecimento ajuda muito na hora de controlar a ansiedade. Durante a entrevista para um emprego, por exemplo, agir com calma e focar em seus objetivos e pontos fortes, além de conhecer bem a empresa e o cargo para o qual está se candidatando é fundamental, pois a preparação ajuda a diminuir a ansiedade.
Publicidade
Um pouco de ansiedade é natural e faz parte do momento, mas ela não deve ser excessiva. Para administrá-la, você pode, por exemplo, antes da entrevista, fazer exercícios de respiração profunda, pois ela ajuda a oxigenar melhor o cérebro, outro ponto importante é focar no momento importante e responder as perguntas objetivamente, assim, você tem como administrar seus pensamentos ansiogênicos, aquela conversa mental que fica pulando dentro da sua cabeça e te distraindo. Fazer uma lista com seus pontos fortes, antes da entrevista e pensar em como você poderá contribuir para a empresa é uma etapa importante para aumentar o seu foco durante o processo.
Você pode gostar
Comentários