O levantador Ricardinho anunciou, no dia 18 de julho de 2018, sua aposentadoria do vôlei - João Paulo Santos/Resenha Comunicação
O levantador Ricardinho anunciou, no dia 18 de julho de 2018, sua aposentadoria do vôleiJoão Paulo Santos/Resenha Comunicação
Por O Dia

Ricardinho acordou ontem com uma sensação estranha. Após mais de 30 anos dedicados ao vôlei, o campeão olímpico viveu seu primeiro dia oficialmente como ex-jogador, após ter anunciado sua aposentadoria na quarta-feira, em Maringá (PR). Ele encerrou uma carreira vitoriosa, que inclui, entre outros títulos, dois Mundiais, seis Ligas Mundiais e também uma prata olímpica. Aos 42 anos, seguirá como presidente do Copel Telecom Maringá Vôlei e também estará à frente do Núcleo Vôlei Ricardinho.

"A sensação é muito estranha. Estava no ginásio agora e postei a chegada, o vestiário, o armário. Achei que fosse mais fácil. A decisão já estava tomada há um bom tempo, mas só mesmo passando pela sensação para saber como é. O vôlei faz parte da minha vida. O dever está cumprido, mas não passarei mais por aquela situação que só eu conheço, de dar um toque na bola e pensar nas jogadas", conta Ricardinho.

Ele deixa claro que seu cargo é o de presidente do clube, mas quer acompanhar de perto o trabalho dos levantadores da equipe e defende treinadores para essa posição, para lapidar os talentos: "Quando o técnico der um treino específico para levantador, quero estar presente, dando uns toques." Ele conta que a aposentadoria da forma como aconteceu agora, dirigindo uma equipe, foi bem planejada, há muitos anos. "Temos a ambição de que a equipe cresça e permaneça na Superliga A", diz.

E, para quem pensa que a questão física pesou na sua decisão, Ricardinho avisa: "Estou voando, não parei de malhar, tenho acompanhamento profissional. Eu poderia aguentar mais duas temporadas, mas tem horas que temos que abrir mão de alguma coisa por outro grande propósito."

Você pode gostar