Inteligência artificial - Reprodução da internet
Inteligência artificialReprodução da internet
Por Herculano Barreto Filho

As novas tecnologias se tornaram uma espécie de obsessão no setor de seguros. Expressões como inteligência artificial, aprendizado de máquinas, internet das coisas, algoritmos e telemetria passaram a fazer parte do vocabulário de um segmento que sofreu uma mudança radical de perfil nos últimos anos. Mas a tendência é que essa mudança seja ainda maior.

As empresas da área hoje precisam trabalhar alinhadas com profissionais de TI e programadores. A DHR Internacional, multinacional de recrutamento, fez uma pesquisa apenas para observar as tendências do público com idades entre 18 e 35 anos. O foco do levantamento, baseado em entrevistas feitas com CEOs de empresas da América Latina, foi justamente uma análise comportamental sobre os métodos antigos de venda em contraste com o surgimento de novas tecnologias. O estudo aponta que 48% dos CEOs acreditam em uma mudança completa no segmento nos próximos cinco anos, com apostas voltadas para o universo digital e até uma redução de custos. Segurança virtual e privacidade se tornam prioridade nesse novo cenário.

INICIATIVAS

As empresas do setor buscam constantemente a modernização. Neste mês, a SulAmérica investiu em inovação tecnológica. Os prestadores médicos conseguem acompanhar do fluxo de pagamento de contas em um portal do prestador. A Seguros Unimed lançou plataformas digitais para cuidar de suas clientes durante a gestação. Aplicativos buscam incentivar o parto normal, prevenir situações de risco à saúde da mãe e do bebê e estimular hábitos saudáveis. A iniciativa permite até mesmo interações entre gestantes para troca de experiências e um monitoramento telefônico com profissionais.

DEMOCRATIZAÇÃO DA TECNOLOGIA

Leonardo Rochadel, CEO da insurtech O2OBOTS, fala sobre o desenvolvimento de uma tecnologia 100% nacional, que permite uma espécie de democratização da inteligência artificial. A empresa oferece um produto capaz de executar tarefas meramente operacionais para os corretores. Pequenas empresas do ramo, com faturamento anual abaixo de R$ 360 mil, terão isenção na taxa cobrada para ativar a plataforma. "Começamos uma ação promocional para as primeiras 250 corretoras de seguro desse porte. Estamos disponibilizando para os corretores aquilo que antes estava somente disponível para as seguradoras. É como se nós estivéssemos entregando um mini-exército de robôs para realizar aquelas tarefas operacionais e repetitivas que os corretores já não querem mais fazer".

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