FenaCap lança campanha para estimular consumo consciente

Ideia é incentivar a população a economizar para traçar planos para o futuro

Por Herculano Barreto Filho

No primeiro semestre, arrecadação chegou a R$ 714,255 bilhões
No primeiro semestre, arrecadação chegou a R$ 714,255 bilhões -

Rio - A Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) lançou, neste mês, a campanha 'Você é o melhor amigo do seu dinheiro', para incentivar a população a economizar. A iniciativa, a primeira da entidade voltada para o consumidor final, está sendo divulgada nas mídias sociais.

A iniciativa faz parte dos esforços de educação financeira desenvolvidos pela entidade no Programa de Educação em Seguros, da Confederação Nacional de Seguros Gerais (CNSeg). A ação está alinhada à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), criada pelo governo federal."Num país com cerca de 60 milhões de pessoas endividadas, tornou-se urgente incrementar os esforços de educação financeira", argumenta Carlos Alberto Corrêa, diretor-executivo da FenaCap.

CÃOZINHO EM 3D É MASCOTE DA CAMPANHA

Durante os próximos meses, usuários do Facebook e de portais de notícias poderão acompanhar um cãozinho, criado para ilustrar situações que podem ser usadas para fugir dos apelos do consumo fácil e pouco consciente. O 'mascote' da campanha, criada pela agência Binder, aparece com o auxílio de recursos em 3D para desestimular compras por impulso.

A iniciativa também busca ampliar o conhecimento sobre as modalidades de títulos de capitalização, com explicações simples sobre o funcionamento e seus benefícios. Os vídeos também exibem um 'simulador de planos', para identificar quanto seria necessário guardar para fazer uma viagem de férias, por exemplo.

"De maneira lúdica e divertida, nossa expectativa é estimular as pessoas a juntar dinheiro para gastar depois, apresentando as soluções de capitalização como um caminho interessante para chegar lá, por meio do planejamento e da disciplina financeira", explica Elena Korpusenko, presidente da Comissão Técnica de Comunicação da FenaCap. Essa é a primeira campanha institucional da federação dirigida ao consumidor final.