Prefeitura decidiu ignorar acordos para pagamento de débitos antigos com a concessionária de energia e acumula dívida desde 2018 - Divulgação
Prefeitura decidiu ignorar acordos para pagamento de débitos antigos com a concessionária de energia e acumula dívida desde 2018Divulgação
Por Max Leone (interino)

Rio - Os salários de julho dos 160 mil servidores da Prefeitura do Rio sairão mesmo na próxima terça-feira, 7 de agosto. Fontes da Coluna confirmaram nesta sexta que a folha do mês passado será creditada para todo o funcionalismo, seguindo o calendário oficial vigente, que determina o depósito dos vencimentos no quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado.

Em dezembro do ano passado, o prefeito Marcelo Crivella editou um decreto, alterando, pela primeira vez, a data de pagamento dos servidores. Antes, os aposentados e pensionistas recebiam no primeiro dia útil, e os servidores ativos, no segundo dia útil de cada mês.

O prefeito Crivella estabeleceu o quinto dia útil como prazo para a quitação dos salários até o mês de julho exceto os vencimentos de dezembro de 2017, cujo limite previsto foi o sétimo dia útil de janeiro de 2018.

Em 20 de julho, o prefeito baixou um novo decreto em que manteve o quinto dia útil como data oficial para pagar os salários até o fim deste ano.

Frustração

A expectativa do funcionalismo foi frustrada. Esperava que a prefeitura poderia antecipar os vencimentos como chegou a fazer em outros meses. Em janeiro, por exemplo, o município depositou os salários referentes ao mês de dezembro de 2017 antes do previsto. O mesmo ocorreu de fevereiro a maio deste ano, quando as folhas foram quitadas antes do quinto dia útil.

Deve sair dia 14

Os servidores do estado vivem expectativa de ver quando o pagamento de julho cai nas contas. Questionada pela Coluna, a Secretaria Estadual de Fazenda e Planejamento informou, por meio de nota, que "está concentrando esforços para que o pagamento de julho seja efetuado dentro do calendário regular do funcionalismo, ou seja, no 10º dia útil de agosto". Ou seja, 14 de agosto.

Você pode gostar
Comentários