Por O Dia

Os servidores da Prefeitura do Rio podem conferir a taxa de juros que os bancos conveniados ao município oferecem para operações de empréstimos consignados, com desconto na folha de pagamento. Os juros cobrados pelas 14 instituições financeiras, além da Cooperativa dos Servidores da Comlurb, que têm contrato com a prefeitura é de 1,53% ao mês. A Subsecretaria de Serviços Compartilhados divulgou a tabela no Oficial do último dia 7.

Os prazos de pagamento dos empréstimos variam de seis a 120 meses. Nem todas as instituições financeiras operam com todos os períodos de quitação do crédito.

São conveniados à Prefeitura do Rio os bancos Alfa, Arbi, Bancob, BMG, BRB, Daycoval, Banco do Brasil, Industrial do Brasil, Olé Bonsucesso, Panamericano, Renner, Santander, BIC e Paraná Banco, além da Cooperativa dos Servidores da Comlurb. A Caixa Econômica Federal não informou a taxa cobrada.

Aposentados do INSS

A taxa de juros cobrada dos servidores municipais do Rio fica abaixo do limite estabelecido para para aposentados e pensionistas do INSS. O teto dos juros do crédito com desconto em folha para os inativos da Previdência Social é de 2,08% ao mês e de 3% ao mês para cartão de crédito.

Os prazos de pagamento nestes casos variam de um a 18 meses, de 19 a 36 meses, de 37 a 54 meses ou de 55 a 72 meses.

Segundo o INSS, a taxa contempla todos os custos da operação de empréstimo ou cartão de crédito, o chamado custo efetivo.

Capacitação gratuita na FGV
Publicidade
Estão abertas as inscrições até o dia 25 de agosto para servidores participarem do projeto piloto da Escola de Políticas Digitais (EDP). A iniciativa é uma parceria da FGV Direito Rio com a União Internacional de Telecomunicações (UIT). O curso é gratuito para capacitação de servidor sobre políticas digitais.
As aulas abrangem três eixos temáticos: acesso à internet e a expansão da conectividade; regulação de dados pessoais; e cibersegurança. A proposta é que a capacitação ajude os servidores na análise e compreensão do panorama das políticas existentes e dos principais desafios tecnológicos e regulatórios, bem como aponte boas práticas que desenvolvidas no setor.
Publicidade
Professor da FGV Direito Rio e co-coordenador do curso, Luca Belli explica que temas serão explorados por meio de plataforma de ensino a distância, providenciada pela UIT. Haverá encontro presencial, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro na sede da FGV, no Rio.
Os alunos deverão, ainda, elaborar minidissertação, de cinco a dez páginas, sobre um tema de escolha livre entre os assuntos debatidos ao longo do curso, aplicando as lições aprendidas às tarefas que realizam no âmbito de suas atribuições profissionais.
Publicidade
O curso de preparação online acontecerá entre os dias 10 de setembro e 6 de outubro. Trata-se de uma iniciativa gratuita para capacitação e formação de funcionários públicos da administração pública brasileira, direta ou indireta e de organizações intergovernamentais baseadas no Brasil.
São 70 vagas. A prioridade será para servidores que trabalham em áreas conectadas à digitalização da administração pública. O link para inscrição é http://escueladepoliticasdigitales.org/inscricao-capacitacao-de-alto-nivel-sobre-politicas-digitais/.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários