Por PALOMA SAVEDRA

Rio - O Estado do Rio precisa continuar cumprindo à risca as regras e não pode abrir mão do Regime de Recuperação Fiscal firmado com a União sob o risco de voltar a dias de calamidade financeira e os servidores reviverem momentos de tormento e desespero com atrasos de salários. O alerta foi feito nesta quinta-feira pelo secretário estadual de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes.

Em entrevista à GloboNews, o titular da pasta ressaltou que sair do acordo teria sérias consequências tanto para o estado quanto para o funcionalismo. Segundo ele, a primeira exigência por parte da União seria o pagamento de cerca de R$ 20 bilhões em dívidas, resultando em atraso de salários.”(Sair do acordo) Significa ficar quatro, cinco, seis meses sem pagar folhas do estado, por exemplo”, afirmou.

O acordo de recuperação foi fechado em setembro de 2017 com duração de três anos. Ele pode ser prorrogado por mais três. O acerto fez com que a dívida de R$ 63 bilhões do estado com a União fosse suspensa.

Manifestação

Professores ativos, aposentados e pensionistas da rede municipal de ensino de São João de Meriti fazem hoje, às 10h, manifestação em frente à sede da prefeitura. Vão reclamar de três meses de atrasos de aposentadorias e pensões. Os docentes em atividade receberam o mês de outubro e cobram o acerto da folha de novembro.

Dificuldades

A manifestação é organizada pelo Sepe. Coordenadora da entidade, Marta Moares afirma que muitos inativos passam por sérias dificuldades. Já segundo o presidente do Meriti Previ, Heliomar Santos, o município finalizou o pagamento do mês de agosto de todos os aposentados e pensionistas. E vai começar a pagar o mês de setembro, faltando outubro.

Você pode gostar
Comentários