Lançamento do Portal de Compras Públicas do Estado do Rio - Sabrina Bernardo
Lançamento do Portal de Compras Públicas do Estado do RioSabrina Bernardo
Por O Dia

Rio - A Secretaria Estadual de Fazenda e Planejamento lançou, nesta quinta-feira, o novo Portal de Compras do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a pasta, o site trará mais transparência, maior efetividade, ferramentas mais modernas, além de "amplo acesso por parte do cidadão às compras públicas estaduais".

As novas funcionalidades estarão disponíveis a partir do dia 21 deste mês, no endereço www.compras.rj.gov.br. Pelo Portal, qualquer pessoa pode acompanhar o uso dos recursos públicos e consultar as atas e os contratos, analisando todas as fases de contratação. O acesso também ficou mais simples para o fornecedor do estado.

Novidades

Entre as novidades do novo Portal estão a disponibilização de um banco de preços, o acesso a dados extraídos do Siga - Sistema Integrado de Gestão de Aquisições, o espaço para divulgação das ações da Central de Compras do Sistema Logístico, o acesso ao Portal das Redes de Logística e uma identidade visual renovada.

O novo site é uma reestruturação do portal de compras do Estado, com uma visão moderna, dinâmica e intuitiva, desenhada para oferecer informações de qualidade e maior transparência ao público sobre dados de contratações públicas de toda a administração estadual. Além disso, estabelece um canal de comunicação entre o Estado do Rio, os fornecedores e a sociedade, além de aprimorar a gestão do conhecimento da Logística Pública do Poder Executivo estadual, com a atualização de conteúdos relevantes sobre o tema.

Gastos desde 2014

No Brasil, as compras públicas movimentaram mais de R$ 850 bilhões em 2017 e, só no Estado do Rio, foram gastos mais de R$ 11 bilhões de 2014 até o primeiro semestre de 2018. São compras de merendas escolares, medicamentos, equipamentos para batalhões e hospitais, serviços de limpeza para parques e prédios públicos, tecnologias para aumentar a arrecadação de tributos e de diversas necessidades e interesses da sociedade que são solucionadas pela equipe de compras. Para isso, é necessário saber se as compras atendem às demandas da sociedade.

Estavam presentes no lançamento o secretário de Fazenda e Planejamento, Luiz Cláudio Gomes; o subsecretário de Gestão, Marco Pacheco; o controlador geral do Estado, Nestor Andrade; o subsecretário de Tecnologia da Informação, Ricardo Novello; a superintendente de Logística, Ariane Olczevski; e o gerente da Rede de Gerenciadores do Siga, Mário Assis.

Após a abertura, foi realizada uma apresentação do novo portal para os servidores e gestores de compras e contratações do estado, que mostrou os principais objetivos do Portal e a forma mais simplificada de navegação.

O subsecretário de Gestão da Fazenda, Marco Pacheco, fez a abertura do evento. Segundo ele, o lançamento do novo portal é fruto de muito trabalho e dos anseios dos gestores de compras e contratações do estado e da sociedade fluminense por uma política mais transparente. "O novo portal, que garante amplo acesso ao cidadão a todos os dados e contratações, permite uma maior visibilidade dos resultados e do retorno à sociedade que as compras garantem".

O secretário de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes, parabenizou a equipe e afirmou que essa é uma fase de fechamento e o Portal é mais uma entrega da Sefaz-RJ. "Passamos por uma crise muito forte em 2016 e 2017 e esse lançamento marca um esforço não só pelo produto, mas pelo desenvolvimento em paralelo com uma crise e com o Regime de Recuperação Fiscal em vigor desde 2017. O Regime permitiu a retomada dos salários em dia e o retorno das compras públicas. Este é um grande passo na transparência das ações de compras do Estado".  

A superintendente de Logística da Fazenda, Ariane Olczevski, ressaltou o trabalho dos servidores. “Nós persistimos. Foram cinco anos tentando colocar esse portal no ar. Muitas vezes pensamos em desistir, muitas vezes cansamos, várias vezes refizemos o trabalho. Então, persistimos porque acreditávamos nesse projeto e hoje conseguimos ter aqui um novo Portal para lançar. Somos nós que fazemos um Estado melhor e trazemos um serviço melhor para o cidadão fluminense”.

Você pode gostar