Gratificação é paga a cerca de 14 mil professores da rede estadual de Educação  - Marcia Costa/Divulgação
Gratificação é paga a cerca de 14 mil professores da rede estadual de Educação Marcia Costa/Divulgação
Por PALOMA SAVEDRA

O prometido concurso com 1.720 vagas para a rede de ensino do Estado do Rio está prestes a sair do papel. A Secretaria de Educação recebeu, na sexta-feira (dia 21), o último aval para as contratações de professores. Segundo o secretário da pasta, Wagner Victer, o edital será lançado em menos de 30 dias. E, depois da realização das provas, a decisão para as convocações caberá ao governo de Wilson Witzel (PSC).

O anúncio da abertura de concurso saiu na Coluna em 20 de outubro. Na ocasião, o secretário de Educação afirmou que, do total das vagas, 370 eram para contratação imediata (após a aprovação), e as demais 1.350 para cadastro reserva. Segundo ele, esse panorama mudou.

Victer disse que mais de mil vagas que iriam para cadastro reserva agora têm viés de "vargas firmes", pois a pasta exonerou cerca de 1.100 educadores (que tinham mais de duas matrículas) recentemente.

As 370 vagas correspondiam exatamente ao número de vacâncias (por aposentadorias e falecimento) desde a adesão do Estado do Rio ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), em setembro de 2017. Aliás, durante o regime, as contratações só são permitidas para cobrir vagas ociosas por essas razões a partir dessa data.

"Quando houve essas exonerações, ainda corria o processo para abertura e realização do concurso. Então, mais de mil vagas poderão ser para contratação imediata, o que será avaliado e definido pelo próximo governo", declarou Victer.

O edital será elaborado pela Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio (Ceperj). A Secretaria Estadual de Educação reenviou alguns dados, como datas, e a fundação deve publicá-lo em menos de 30 dias.

As oportunidades serão para 16 horas em diversas disciplinas. A ideia é atender a demandas por disciplinas e regiões. Segundo o secretário, as vagas são destinadas para localidades onde não há cadastro reserva de aprovados em outros concursos.

Salário este ano

Os professores ativos e demais servidores (também da ativa) da pasta vão receber o salário de dezembro ainda este ano. O depósito tem prazo de sair até o dia 31, mas a promessa é que ocorra esta semana.

 

Você pode gostar
Comentários