Presidente da Faetec, Romulo Massacesi; e os secretários de Educação e Ciência, Pedro Fernandes e Leonardo Rodrigues, respectivamente - Divulgação
Presidente da Faetec, Romulo Massacesi; e os secretários de Educação e Ciência, Pedro Fernandes e Leonardo Rodrigues, respectivamenteDivulgação
Por O Dia
Rio - Os alunos da rede estadual de Educação também vão passar a receber ensino técnico e profissionalizante. Os secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Educação, Leonardo Rodrigues e Pedro Fernandes, respectivamente, junto com o presidente da Faetec, Romulo Massacesi, deram início ao projeto na manhã desta segunda-feira.
Eles visitaram os colégios Vila Bela, Brasil e D. Pedro I, e o Ciep 111 - Gelson Freitas, em Mesquita, município da Baixada Fluminense onde será implantado o projeto-piloto dessa iniciativa, para ouvir estudantes, professores e demais servidores. 
Publicidade
Dez colégios de Mesquita
A parceria se dará por meio da Faetec que, a partir de um estudo da capacidade das unidades e das necessidades dos alunos, oferecerá um cardápio de cursos para os contraturnos das escolas. O projeto abrangerá os 10 colégios estaduais de Mesquita, oito deles em período integral.
Publicidade
"É muito legal quando a gente ouve dos jovens que eles querem qualificação, o que significa garantir um certificado, possibilidades de emprego e um futuro melhor à nossa juventude. Estamos virando esse jogo", afirmou Leonardo Rodrigues.
"Vamos encurtar a distância do ensino formal para o profissionalizante: queremos oferecer um modelo híbrido, em que o aluno possa escolher entre o período integral e o ensino técnico opcional, de acordo com seu perfil. Vamos começar de forma tímida, mas a Faetec se fará presente na rede estadual, será uma parceria muito boa", declarou o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.
Publicidade
Transporte bancada e mais ar-condicionado nas salas
O secretário de Educação, Pedro Fernandes, garantiu que cobrirá os custos de transporte dos alunos que optarem por cursos disponíveis somente em unidades da Faetec longe de seu próprio colégio. Na ocasião, Fernandes também anunciou que o estado está finalizando licitações para a compra de 23 mil aparelhos de ar-condicionado para as salas de aula, e para adquirir 120 ônibus para atividades extra-classe.
Publicidade
"Este ano estamos focando na parte pedagógica, e ano que vem vamos nos debruçar sobre a administrativa", contou Pedro, que pretende contratar mil porteiros egressos das forças armadas, digitalizar todos os documentos da rede de educação e entregar 16 novas unidades em 2020. "Mais do que nos últimos 17 anos", comemorou.
Informática e enfermagem
Publicidade
Informática e enfermagem são alguns dos cursos de interesse dos alunos, que tiveram a oportunidade de apresentar suas habilidades, em apresentações de música e jogos e vôlei e pingue-pongue. Acompanhados de técnicos de suas pastas, os secretários visitaram salas de aula, laboratórios, quadras esportivas e bibliotecas, e ouviram outras reivindicações dos funcionários, como reformas em quadras de esportes, troca de fiações elétricas e até a compra de cadeiras.