Amazônia - Adam Ronan/ DIVULGAÇÃO
AmazôniaAdam Ronan/ DIVULGAÇÃO
Por ANGÉLICA FERNANDES

Rio - Os ecossistemas tropicais abrigam um verdadeiro oásis do planeta. Estudo recente sobre florestas, savanas, sistemas aquáticos e recifes de corais, com a participação de pesquisadores brasileiros, aponta que nas terras onde o Brasil está inserido há 78% de todas as espécies de animais e plantas do mundo. Esse índice ainda é mais representativo porque a fauna e flora dos trópicos cobrem apenas 40% da Terra.

Os cientistas descobriram que os ecossistemas tropicais reúnem quase todos os corais de águas rasas e mais de 90% das espécies de aves do mundo. "Muitas delas não encontradas em nenhum outro lugar", disse Joice Ferreira, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, coautora do trabalho. O estudo 'The future of hyperdiverse tropical ecosystems' (O futuro dos ecossistemas tropicais hiperdiversos) teve a participação de cerca de oito países, como Austrália e África, além do Brasil.

Após o levantamento de dados, os pesquisadores concluíram que as regiões tropicais estão suscetíveis aos mesmos estresses como desmatamento, extrativismo predatório e mudanças climáticas. A soma desses problemas locais e globais oferece ainda mais risco de extinção a diversas espécies de animais. "O Brasil é um caso particular porque tem uma área grande de ecossistema e ao mesmo tempo tem uma das maiores taxas de desmatamento", apontou Joice.

Na Região Norte do Brasil, por exemplo, algumas espécies importantes estão ameaçadas de extinção, como o gavião real, o peixe-boi e a lontra. Parte da solução do problema, segundo os cientistas, está no fortalecimento da capacidade das instituições de pesquisa nos trópicos. "A grande maioria dos dados e pesquisas está concentrada em países fora dos trópicos", afirmou a pesquisadora.

Terra já está sobrecarregada

O Dia da Sobrecarga da Terra veio ainda mais cedo em 2018. A população mundial consumiu até a última quarta-feira, todos os recursos que a natureza pode produzir em um ano. Em 2017, a data foi registrada em 2 de agosto. No Brasil, esse consumo apresentou ritmo mais acelerado que a média mundial. Pelos padrões brasileiros, o Dia de Sobrecarga da Terra seria em 19 de julho.

"O Brasil está no sentido de consumir mais recursos e aproveitar menos os resíduos do que a média mundial", destacou Carlos Silva Filho, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. "Se não mudarmos o processo de produção e consumo, em um dado momento, o planeta não vai ter a capacidade de regeneração e uma série de matérias-primas vão ficar esgotadas", completou.

O Dia de Sobrecarga existe desde 1970 como alerta sobre as demandas da humanidade com o ecossistema. O cálculo é da ONG Global Footprint Network, dos EUA.

Você pode gostar
Comentários