Regina Tchelly, do Favela Orgânica, atende cerca de 100 pessoas por dia nas oficinas de aproveitamento total dos alimentos - DIVULGAÇÃO
Regina Tchelly, do Favela Orgânica, atende cerca de 100 pessoas por dia nas oficinas de aproveitamento total dos alimentosDIVULGAÇÃO
Por ANGÉLICA FERNANDES

Rio - O que é considerado lixo ou resto de comida para boa parte da população, nas mãos da chef paraibana Regina Tchelly vira um belo prato. Talos, raízes, sementes e cascas são totalmente aproveitados na cozinha ou voltam para terra como compostagem para dar vida a novos alimentos. É assim que funciona o ciclo do reaproveitamento e, com este objetivo, a ONU pretende reduzir pela metade, até 2030, o descarte de alimentos per capita mundial.

Há sete anos no Morro da Babilônia, o Favela Orgânica atende cerca de 100 pessoas, de crianças a idosos, nas oficinas de aproveitamento. "Alimento para mim é transformação. Temos possibilidade de escolher jogar fora ou por na panela de novo", destaca Regina, que ressalta os benefícios do não desperdício. "Economiza água, tempo do gari e não polui o meio ambiente. A ideia é multiplicar o alimento que tem dentro de casa. É fazer uma horta, usar o talo para recheio ou uma folha para fazer um pão", completou a chef, que mesmo sem ter patrocínio, consegue parcerias com feiras orgânicas para adquirir os alimentos.

Por ano, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimento são perdidos no mundo, segundo a ONU. O Mesa Brasil Sesc, há 18 anos, recolhe doações de produtos alimentícios em condições de consumo e distribui a 850 instituições de assistência social cadastradas. Neste ano, mais de 955 toneladas de alimentos foram arrecadadas.

Na Lapa, o Refettorio Gastromotiva conta com 12 voluntários e recebe 5 toneladas de alimentos por mês. O que não é aproveitado, devido às condições, é enviado para compostagem. Toda comida produzida no local alimenta 450 pessoas por semana. "O que desperdiçamos diariamente no Brasil hoje seria capaz de alimentar quatro vezes cada uma das sete milhões de pessoas em risco alimentar. São 41 mil toneladas de alimento por dia indo para o lixo, o que também acaba por criar um problema ambiental", declarou o cofundador da Gastromotiva, David Hertz.

DICAS
Publicidade
Para evitar o desperdício, o Mesa Brasil Sesc compartilhou três dicas valiosas para serem usadas no dia a dia:
COMPRAR
Publicidade
Prefira legumes, hortaliças e frutas da época.
CONSERVAR
Publicidade
Armazene em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento.
PREPARAR
Publicidade
Lave bem os alimentos, não retire cascas grossas e prepare apenas a quantidade necessária para a refeição. Aproveite sobras e aparas, desde que mantidas em condições seguras até o preparo.
Você pode gostar
Comentários