Por bianca.lobianco
Rio - Com o sol beirando os 40º C lá fora, fica difícil aproveitar uma praia ou piscina sem se preocupar com os danos causados pelos raios ultravioletas incidindo na pele. Apesar do intenso calor, muitas pessoas deixam de frequentar o mar em dias muito quentes, justamente com medo da exposição em excesso. Para resolver o problema, várias celebridades recorrem ao método de bronzeamento artificial, principalmente na época do Carnaval. Afinal, com uma agenda tão corrida, fica praticamente impossível conseguir a cor dourada perfeita entre um tempo vago e outro.

Os autobronzeadores são a solução mais prática e eficaz também para mulheres que não curtem o verão, mas querem sair por aí menos pálida, ostentando uma corzinha para acompanhar o tom da estação. No entanto, embora agregue um tom ou dois a mais, o uso do produto não dispensa protetor solar.

Autobronzeadores deixam o corpo com bronze sem precisar da exposição solar%2C no entanto%2C não dispensa o uso de filtro de proteçãoDivulgação

Pessoas com a cor muito clara precisam de uma maior pigmentação para conseguir o efeito desejado. Já pessoas com a pele mais escura costumam reagir mais facilmente aos autobronzeadores.

Publicidade
"Para peles oleosas, é recomendado o uso de formulações em  spray, mousse ou lenço. Já para as peles extremamente secas, é preferível o uso de cremes ou de spray e lenço que possuam agentes hidratantes em sua formula", esclarece a diretora de marketing da Best Bronze, Nicole Rossato. 
"Os autobronzeadores não fazem mal à pele. É apenas uma reação química que o produto produz para dar aquele aspecto dourado no corpo", esclarece a dermatologista Jomara Estefaneli, do Instituto da Pelle Madureira.
Publicidade
"Antes de usar é sempre bom fazer uma esfoliação no corpo, para a pele ficar mais uniforme, principalmente na região que tem dobras, como joelhos e cotovelos. É recomendável usar de cinco a sete dias seguidos, até atingir uma boa pigmentação, depois, para manter, o ideal é passar o autobronzeador a cada três dias, acrescenta Jomara. 
A dermatologista não recomenda o uso de autobronzeadores no rosto e pede cuidado redobrado nessa área mais sensível. No entanto, para o rosto não ficar com a cor tão diferente do corpo, existem produtos específicos para essa área, como o Zero Tan Lines, um gel da Benefit que deixa um ar bronzeado com duração de até 12 horas. Marcas como Best Bronze, Natura, O Boticário, The Body Shop, Guerlain, Benefit e Shiseido disponibilizam o produto no mercado. 
Publicidade
É importante lembrar que, mesmo com o produto, a pessoa que for se expor ao sol deverá usar filtro solar com o fator de proteção de, no mínimo, 30. Caso entre na água, o filtro deverá ser reaplicado imediatamente, pois a proteção acaba saindo. 

Publicidade