Por clarissa.sardenberg
Rio - Argilas são excelentes alternativas para quem quer cuidar da pele no calor do verão. Nessa época bate aquela preguiça de fazer qualquer tratamento por conta da exposição solar, praia ou até mesmo a sensação de transpiração. Ninguém quer passar nada no rosto, muito menos se comprometer em ir ao salão ou clínicas de estética. No entanto, se pensarmos bem, essa é justamente a época em que usamos aquela pele mais "levinha", quase sem maquiagem, ou sem nada mesmo. Então, nada melhor do que estar com ela bonita e tratada.  
Argila amarela contém antioxidantes e pode ser bem aproveitada por peles maduras Reprodução Internet

Confira dicas para fazer em casa:

Para entender melhor como aproveitar esse lado "natureba" dos tratamentos faciais, a reportagem conversou com a médica dermatologista Márcia Linhares, que atende em sua clínica na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. "Argilas são muito boas para usar nessa época do ano. É como se funcionassem fazendo uma drenagem no rosto e dando uma acalmada nele", explicou ela.

"De maneira geral, as argilas têm uma ação secativa, são anti-inflamatórias e também atuam como coadjuvantes na ação clareadora da pele", explicou ela. "Mas, não são específicas para a hidratação da pele", reiterou.

Argilas são adstringentes e anti-inflamatórias%2C mas algumas são mais suaves que outras Reprodução Internet

Essa "ação clareadora" que a dermatologista fala, no entanto, não é para remoção de manchas. "Nenhuma dessas limpezas vai 'tirar o bronzeado da pele'. Quando a gente fala ação clareadora, significa que a máscara vai uniformizar a pele, mas é sem danificar o bronzeado", explicou a dermato.

Argila marroquina

Uma opção que chegou no mercado é a argila Rhassoul, da brasileira Zeena cosméticos, que trabalha com matéria-prima do Marrocos. O produto é 100% orgânico e colhido em solo vulcânico. Entre os seus principais benefícios, estão o combate a cravos e espinhas, eliminando as toxinas da pele, tanto do rosto quanto do corpo. O produto é realmente muito bom e deixa a pele macia na primeira aplicação, em 10 minutos. Com tratamento contínuo, os efeitos com certeza devem potencializar.  
Argila Rhassoul da marca Zeena é 100% orgânica Clarissa Sardenberg / Agência O DIA

Também, é possível usar essa argila nos cabelos para eliminar metais pesados fios, fazendo uma limpeza natural, mas apenas para quem quiser também reduzir a oleosidade. A Zeena é uma marca que levanta a bandeira vegana e não testa em animais e nem usa nenhum ativo de sua origem em nenhum de seus produtos. 

Guia básico:

Uma das vantagens da argila é que você pode encontrá-la em diferentes propriedades, mais adaptáveis ao seu tipo de pele e o tempo de ação é rápido — cerca de 10 a 15 minutos ou até sentir a pele repuxar. É importante seguir a recomendação direitinho e não exagerar no tempo de ação para não ressecar o rosto (as instruções de uso vêm sempre no produto).

- Argila branca 

É a mais leve de todas e por isso indicada para peles sensíveis.

- Argila vermelha

Boa pedida para renovação celular e para quem sofre de rosácea.

- Argila rosa

Mistura da branca e vermelha. Promove um aumento na circulação. É ideal para quem busca luminosidade para a  pele, deixando um efeito incrível.

- Argila amarela

É a mais indicada para peles maduras. Ela estimula a produção de colágeno, aumenta a elasticidade da pele e contribui para diminuir a flacidez.

E para quem sofre com acne e oleosidade excessiva?

Argila verde é ideal para o tratamento da acneReprodução Internet

- Argila verde

Com poderosa ação secativa e bactericida, a argila verde atua na pele acneica fazendo um efeito analgésico e cicatrizante. É a ideal para quem sofre com espinhas e cravos.

- Argila cinza

Assim como a amarela, tem propriedades antioxidantes, mas ajuda a remover cravos e espinhas.

Publicidade
- Argila preta
Conhecida também como lama vulcânica, esse tipo é mais difícil de ser encontrado. Desintoxica profundamente a pele, por isso é boa para quem sofre com acne, e é antitinflamatória, estimulando a circulação sanguínea.
Publicidade
Alguém não pode usar argila?
"Quem está com a pele muito ressecada, se expôs em excesso ao sol ou apresenta queimaduras não pode fazer tratamento com argila porque ela não hidrata a pele", disse a especialista. "Isso acabaria ferindo uma derme que já está sensibilizada", completou. 
Dica da dermatologista é finalizar o tratamento com sérum de vitamina C Reprodução Internet

Finalizando o tratamento

Água thermal é sempre uma boa opção para acalmar a pele após tratamento, mas água mineral geladinha também é uma opção. Em seguida, finalize com um sérum a base de vitamina C, que possui propriedades antioxidantes e um hidratante.

Dica: Óleos orgânicos são excelentes para hidratar a pele. O óleo de argan é um que promove uma hidratação potente e deixa a pele super macia, sendo uma ótima pedida para usar após a máscara de argila. Outra boa opção é o óleo de coco.

Publicidade
Onde encontrar?
Na Internet, lojas especializadas como a tradicional Tonicha, em Copacabana, ou em casas de produtos naturais como no Mundo Verde, que tem filiais espalhadas em diversas regiões, são opções para encontrar as argilas e também os óleos.