Por luana.benedito

Rio - Não há dúvidas: o grande queridinho desta temporada outono-inverno é o veludo. Depois de brilhar nas semanas de moda internacionais e também nas passarelas do São Paulo Fashion Week, o tecido chegou com força total no mercado, desde as grandes grifes, passando pelas redes de magazines e também no comércio de rua carioca. Além disso, já é o hit do look do dia das "it girls".

Sobreposição com blusa de veludo C&A. Ideal para as mulheres que gostam de um visual mais moderninhoDivulgação / ?&A

O tecido, sinônimo de elegância e sofisticação, ganhou nesta temporada uma releitura mais moderna e jovem, em peças como o slip dress, body, calças e coturno. De acordo com a consultora de estilo Dany Couto, o veludo pode ser usado por todas as pessoas, sem restrição de idade ou estilo. “O mais importante é adequar a tendência ao seu visual e se sentir bem”, afirmou a personal stylist.  

“Por exemplo, uma pessoa com estilo mais clássico pode optar por uma peça de alfaiataria, como um blazer. Já as românticas podem preferir um vestido num tom rosé. As mulheres com estilo sexy podem escolher por uma bota de cano longo ou body. Já as mais casuais podem usar uma blusinha de veludo com jeans”, explica Dany.

Slip dress ou vestido de dormir, Ziovara. Nessa temporada, a peça continua ganhando as ruasDivulgação / Ziovara

Ainda segundo a consultora, o blazer é a peça chave desta temporada, pois valoriza todos os corpos e possui um efeito alongador que deixa o look mais elegante. “A peça deixa qualquer produção simples muito mais interessante e sofisticada”.

No entanto, Dany aconselha que as mulheres tomem cuidado em usar peças no tecido em áreas do corpo que querem disfarçar. “Como as peças de veludo são brilhosas e volumosas, o cuidado é evitá-las naquelas áreas que não queremos em evidência”, ressalta.  “Quem quer parecer mais magra, por exemplo, deve optar por cores escuras e evitar as de tons vibrantes”, completa Dany.

Já o slip dress  —  que marcou presença no Verão e continua em alta nesta estação — é uma excelente para ser utilizada no dia a dia e também para arrasar à noite, em um ambiente mais despojado. 

“Durante o dia, ele pode ser usado em um look com sobreposição: com uma t-shirt básica por baixo e tênis. À noite, acessórios como uma gargantilha completam a produção”, aconselha a personal stylist.

ody Veludo Molhado Garimppo para quem gosta de um visual mais sexyDivulgação / Styling (@garimppo) / Fotógrafa (@gessicahage) / Maquiadora (michellediasbr)

No entanto, Dany recomenda cautela na hora das compras, para que a tendência da estação não fique encalhada no armário. “Antes de comprar qualquer peça, é preciso levar em consideração ‘quando e onde usaremos’”, orienta.

Reportagem da estagiária Luana Benedito

Você pode gostar