Por luana.benedito

Rio - Uma artista de verdade, que circula em todos os veículos, que vai atrás do caminho que acredita, mesmo que esse caminho não seja o mais fácil. É por esse lado que Maria Casadevall vai ao atuar em duas produções — a supersérie ‘Os Dias Eram Assim’ e a série ‘Vade Retro’ — e, nelas, incorporar duas personagens de perfis diferentes: na primeira, a impetuosa médica chilena Rimena e na última, a sensual dançarina Lilith.

'Eu e ela temos em comum o respeito pela nossa própria natureza e um amor profundo pelo mundo em que habitamos', diz atriz sobre personagemDivulgação

“São duas mulheres de personalidades fortes”, diz a atriz de 29 anos (chega aos 30 em 24 de julho), enxergando o que há de comum nas duas, mas afirmando que se identifica mais com Rimena, que se apaixona por Renato (Renato Góes) quando ele é obrigado a sair do Brasil — e ele vai justamente para Chiloé, o arquipélago ao sul do Chile, onde ela vive.

“Eu e ela temos em comum o respeito pela nossa própria natureza e um amor profundo pelo mundo em que habitamos. A despretensão, a simplicidade e a desenvoltura que ela tem diante da vida, para mim, são como uma aula. Persigo isso todos os dias na vida e no trabalho!”, conta a atriz, que constrói a personagem tendo como inspiração canções da chilena Violeta Parra (1917-1967) e da americana Lhasa de Sela (1972-2010).

Já Lilith faz com que Maria esteja em contato com um lado seu que diz ser pouco explorado, “o da mulher fatal com unhas longas, dançarina”, conta. “Ela me dá possibilidades extra-humanas. E a Lilith está sempre inserida em situações inusitadas e bizarras. Foi um processo delicado de construção corporal e vocal, mais até do que psicológica”, completa.

Atriz interpreta dançaria Lilith em série Divulgação

POR AMOR, VALE TUDO

Em ‘Os Dias Eram Assim’, Rimena é filha do médico chileno Hernando Garcia (Alfredo Castro) e da assistente social Laura (Cyria Coentro), que abrigam Renato quando ele chega ao país. Ela se apaixona pelo rapaz, que, ao imaginar que sua amada Alice (Sophie Charlotte) desistiu dele, decide ficar com Rimena e construir uma família com ela.

“Vale sempre acreditar no amor, não só pelo amor romântico entre duas pessoas mas também no amor maior entre todos os seres vivos que habitam este planeta. Se não for por amor, será pelo quê?”, conta Maria, que preferiu evitar assuntos pessoais na entrevista — houve boatos de que ela estaria namorando justamente Renato Góes, mas o próprio ator negou.

Maria interpreta a médica chilena Rimena em 'Os Dias Eram Assim'Divulgação

O amor dos dois personagens sofrerá algumas provas. Ao chegarem no Brasil em 1979, Rimena e Renato descobrem mentiras: uma carta que ele havia enviado para Alice nunca havia chegado até ela. Trabalhando como fotógrafa, Alice estava casada com Vitor (Daniel de Oliveira), que havia armado com Arnaldo (Antonio Calloni) a saída de Renato do Brasil. “Na trama existem duas formas de amor distintas. Mas vamos ver se eles vão conseguir superar isso tudo, né?”

FRUSTRAÇÕES NA COZINHA

O lado aventureiro de Rimena (que viaja por vários países, trabalhando em zonas de conflito) tem tudo a ver com Maria, por sinal. “Moraria um pouco em cada continente! Tenho muita curiosidade pelas múltiplas possibilidades de vida e aprendizado espalhadas pelo mundo”, conta ela. Fora do trabalho, enquanto o dia de conhecer todo o mundo não chega, Maria leva uma vida bem mais comum que a de suas personagens. “Eu gosto de caminhar e ir ao cinema sozinha, encontrar amigos numa tarde para um café, ler, ouvir música, estar com a minha gata e passear com meus cachorros, meditar, ir ao teatro, me aventurar na cozinha... e por consequência, me frustrar na cozinha também!”, brinca.

Quando era adolescente, Maria fez alguns trabalhos como modeloDivulgação

QUASE MODELO

Por volta de 2004, quando era adolescente, Maria começou a fazer uns trabalhos como modelo para “ganhar uma graninha” e, ao mesmo tempo, já fazia cursos de interpretação para TV e cinema.

“Sempre digo que a profissão de ator não tem muito esse momento da escolha, como para qualquer outro artista como um pintor ou um músico. Acho que não é claro aquele momento que a pessoa diz ‘ah, vou ser músico’. Mas, quando você se dá conta, já está tão envolvido com aquela arte que já não existem mais outras possibilidades que não aquela em que você está inserido”, rememora ela, que entrou para a Cia de Teatro Os Sátyros em 2009.

Com dois trabalhos rodando na TV simultaneamente, Maria Casadevall ainda nem está fazendo outros planos. “As duas séries absorvem toda a minha atenção e energia”, conta. 

Você pode gostar