Por luana.benedito

Rio - Foi-se o tempo em que mulheres sonhavam em ter um cabelo liso. Assumir os cabelos crespos e cacheados nunca esteve tão em alta. Na internet, não é preciso fazer muito esforço para encontrar técnicas e tutoriais de como cuidar dos fios. Se você também quer entrar nessa onda, confira as dicas que o D Mulher conseguiu com o cabeleireiro Wilson Eliodorio, que é considerado o rei das cacheadas, além de ser o queridinho de famosas como Taís Araújo, Cris Vianna, Débora Nascimento, Lucy Ramos, Paloma Bernardi e da youtuber Rayza Nicácio.

O hairstylist das estrelas Wilson Eliodorio e a atriz Taís Araújo. 'Ela é caxias', afirma o cabeleireiro Divulgação

1 - Hidratação, hidratação, hidratação!

Não tem jeito. Para quem quer os cachos como das celebridades o segredo é a hidratação, de acordo com Wilson. A regra é: quanto mais, melhor. “É o processo mais importante, além dar brilho é o único jeito dos fios crescerem mais saudáveis. Tem que ter disciplina. Por exemplo, a Taís Araújo é super caxias, uma vez a encontrei no aeroporto e ela estava indo para um compromisso, mas tinha seguido o cronograma capilar”, afirma o cabeleireiro.

2 - O corte ideal

O hairstylist indica os cortes repicados para os fios. “O cabelo crespo é pesado e por isso, ele tende a ficar ‘blocado’. Os repicados dão leveza”. Outra dica de Eliodorio é cortar os fios sempre a seco e cacho a cacho. Entre a navalha e a tesoura, ele afirma preferir a segunda opção, por dar mais movimento aos fios.

3 - Franja pode?

Sim, as mulheres cacheadas podem tudo! “A Taís está arrasando de franja. Eu só reitero a importância de cortar o cabelo a seco, para evitar surpresas”, comenta o cabeleireiro. A franja pode variar nos estilos: longa e repicada, arredondada, com as laterais mais curtas, além do corte geométrico.

A atriz Lucy Ramos é mais uma das clientes cacheadas de WilsonDivulgação

4 - Banho quente nem pensar!

O inverno chegou e o banho quente é como a alma gêmea dos dias frios, mas para quem quer manter os fios saudáveis, Wilson alerta: “água morna no máximo, o banho quente resseca demais os fios”.

5 - Difusor é um super aliado

A forma correta de usar o secador em cabelos crespos e cacheados é com o difusor. “Sem o difusor, os cachos ficam espalhados e pouco definidos. O difusor deixa o cacho na sua forma natural”.

6 - 'No poo' e 'Low poo'

Wilson recomenda para as crespas e cacheadas as técnicas de no poo (sem shampoo) e low poo (shampoos mais leves).  “Eu super indico o co-wash (lavagem do cabelo sem shampoo, usando apenas condicionador). Mas para quem vai adotar a técnica é importante conferir se os produtos são liberados, como por exemplo, a ausência de sulfato”.  

7 - Como pentear o cabelo?

Segundo o hairstylist, o cabelo deve estar sempre molhado na hora de pentear. “ A primeira fase da lavagem é o momento de desembaraçar os fios. Com o auxílio de muito condicionador, a cacheada deve pentear mecha por mecha”. Wilson diz  que as escovas do estilo tangle tweeser são as mais indicadas para desembaraçar os fios.

8 - Receitinha caseira infalível: babosa

Com o orçamento apertado, não sobra tanto dinheiro para comprar um condicionador ou máscara de hidratação mais potente para os cabelos. No entanto, Wilson diz que não há motivos para lamentações: a solução é aquela receitinha caseira das avós. “A folha de babosa é maravilhosa. Aquela geléia dentro dela é quase  100% de colágeno. Para quem está fazendo reposição de massa, ela devolve o peso capilar.”

Quer potencializar os efeitos? Aposte em um “creme bomba”. Misture a geléia da babosa com uma máscara capilar de sua escolha, mais duas colheres de óleo de coco extravirgem e uma colher de sopa de mel. Bata tudo em um liquidificador ou mixer, e depois use como creme de hidratação.

Taís Araújo é adepta do cronograma capilar, segundo WilsonDivulgação

9 - 'Leave in' seu melhor amigo

O "leave in" ou creme sem enxágue deve ser usado toda vez que o cabelo for lavado. O produto é o grande protagonista das finalizações: ele dá definição e durabilidade aos cachos. “Ele deve ser aplicado mecha por mecha”, recomenda Wilson.

10 - Não use tanto o cabelo preso

“O cabelo precisa respirar, por isso é necessário bom senso e mesclar entre os dias de cabelo preso e solto”, afirma Wilson. Ainda segundo o profissional,  usar os fios sempre amarrados pode danificar e quebrar o contorno frontal.

11. Para as cacheadas e crespas em transição, a dica é paciência

Muitas mulheres em fase de transição capilar — de técnicas de alisamento para a volta aos cachos —  relatam dificuldade neste período. As queixas vão desde a demora das químicas saírem totalmente dos fios, a textura, passando pela falta de forma das madeixas. Para Wilson,  a dica é ter paciência nesta época. “Haverá momentos de sofrimento e dificuldade, mas no fim vai valer a pena”, afirma.

Para a youtuber Rayza Nicácio, referência para as cacheadas nas redes sociais, as mulheres precisam ter a chance de experimentar a liberdade de sentir e ver como o cabelo é de verdade.  A youtuber de 25 anos compartilha dicas de penteados, produtos e cuidados para os fios em seu canal, que já tem 1,2 milhão de inscritos.

Rayza Nicácio é inspiração de cacheadas. Seu canal no Youtube conta com mais de um milhão de inscritosDivulgação

“Não foi fácil para mim e provavelmente não vai ser para a maioria,  mas hoje eu vejo o quanto valeu a pena. Eu sempre digo que ninguém é obrigado a aceitar o cabelo natural, afinal existem várias pessoas que amam alisar o cabelo e convivem muito bem com isso. Mas para aquelas pessoas que sofrem com aceitação ou com a pressão imposta por outras pessoas, como eu sofria, aconselho a se dar uma chance. Isso é maravilhoso e totalmente libertador. Mudou a minha vida”, conta.

Após o período de transição, a dica de Rayza é apostar na técnica da fitagem, que ajuda na definição dos cachos, além de diminuir o frizz e também controla o volume. “Ajuda muito a manter o cabelo definido por mais dias, conhecido também como um bom day after”, diz. Ficou na dúvida de como colocar a técnica em prática? A youtuber ensina.

“Fitagem é uma questão de prática! O ideal é separar o cabelo em mechas finas, e ir aplicando o creme para pentear ou "leave in" mecha por mecha, penteando os cabelos com os dedos ou auxílio de uma escova, formando várias fitas menores com aquela mecha inicial. Depois, é só amassar as mechas de baixo para cima e pronto! Repetindo o procedimento por todo o cabelo é só esperar secar.”

Reportagem da estagiária Luana Benedito, com supervisão de Marlos Mendes

Você pode gostar