Por karilayn.areias

Rio - Ao longo dos anos, as franjas entram e saem da preferência.Nesta estação, elas voltam com força total. Na onda ‘franjas para que te quero’, vamos lembrar de algumas mulheres incríveis na história, que utilizaram o gênero e viraram referência.

As variadas versões de franjas%3A a cliente Carolina Lewin%2C Dani Suzuki e Deborah Secco Divulgação

Começando por Cleópatra, a rainha do Nilo, que já usava o corte para seduzir, passando pela elegante estilista Coco Chanel na década de 1950, e mais tarde, por Audrey Hepburn com sua curtíssima franja vintage. E o que dizer da franja em formato de ‘U’ e desfiada nas laterais, da belíssima Brigitte Bardot? Tudo riqueza da década de 1960. Até o movimento hippie, nos anos 1970, que pretendia contestar as estruturas, desestruturou no corte, com franjas.

O fato é que elas estão aí, com leituras e releituras: ganharam as passarelas, as telas do cinema, a TV, as páginas de moda e as ruas. Entre as famosas, Deborah Secco e Daniele Suzuki entraram de cabeça na tendência. Deborah já havia aderido em ‘Celebridade’ (2003), para Darlene. Franjas podem ser usadas em cabelos longos, médios ou curtos, segundo a hair stylist Leticia Helena, do Ophicina do Cabelo. “Veja com um profissional o corte e o estilo que ficam melhores em você”, diz.

Carolina Lewin entregou suas madeixas para Leticia. Ela queria mudar e cortou os cabelos curtíssimos, mas inspirada pela tendência. “O curto ‘Joãozinho’ nunca saiu da moda, agora conhecido como ‘Pixie’ vem ganhando cada vez mais a cabeça da mulherada. Ele é ideal para mulheres com rostos quadrados e retangulares. O corte trás uma franja bem despojada, fácil para finalizar em casa com ajuda apenas de um bom finalizador (óleo que dá brilho e maciez aos fios)”.

Thiago Menezes, do Degradée Beauty Mall, afirma que as franjas dão ‘personalidade’ aos cortes. “Curtinha para as mais ousadas, assimétrica e repicada nas clientes mais tradicionais. Os pedidos pela famosa franja vêm sendo mais adotados recentemente e prometem empoderar as cabeças de todo tipo! Opções coloridas e com ‘single light’ (uma versão de luzes), são sucessos garantidos!”, anuncia. “Os tipos mais pedidos para esta estação são as baby bangs (mais curtinhas), que geralmente são adotadas por mulheres mais jovens ou mais ousadas. Já as franjas na versão mais alongada (na altura da sobrancelha) inspiram sensualidade e costumam ser pedidas nas versões dos modernos cortes shag (destaque para o volume e o movimento) e blunt cut (fios sem graduação da raiz às pontas, na altura dos ombros)”, finaliza.

Você pode gostar