Por cadu.bruno

Rio - Enquanto tomava um café e escolhia alguns doces numa padaria paulista, Tuna Dwek foi chamada de fofoqueira por um homem. “Mas é isso mesmo, acaba com a Amora, ela é uma patricinha fútil e mentirosa”, continuou o rapaz, com bom humor.

Ele se referia à personagem de Sophie Charlotte em ‘Sangue Bom’, perseguida diariamente pela repórter sensacionalista Sueli Pedrosa, vivida por Tuna.

“A Sueli é uma crítica, uma denúncia. Ela personifica o abominável. É uma pessoa que não mede consequências, quer dar o furo a qualquer custo. E acaba criando uma empatia com o público ao revelar fofocas sobre a vida dos famosos como se fossem coisas do outro mundo. E os fãs sabem que ela não mente. Tudo o que diz sobre a Amora acaba se confirmando depois”, analisa Tuna, de 55 anos, intérprete da jornalista de celebridades pela segunda vez. A primeira foi no remake de ‘Ti-ti-ti’ (2010), também escrito por Maria Adelaide Amaral.

Tuna DwekDivulgação

“Foi uma surpresa, afinal, poucos personagens costumam retornar. Lembro do Mário Fofoca (Luis Gustavo), da Dona Armênia (Aracy Balabanian). Quem mais?”, comemora a atriz, que confessa ser leitora de revistas de celebridade. “Leio tudo o que surge. No cabeleireiro, tem umas revistas do gênero. E eu acesso os sites, pois também apareço na companhia de meus colegas de profissão. Só fico triste quando vejo um famoso que se meteu em alguma encrenca, às vezes num momento de deslize, e a mídia acabou explorando aquilo”, avalia.

“O fato de o ator estar mais vulnerável não justifica a exploração de suas fraquezas. Será que sempre temos que pagar um preço alto por tudo?”, questiona Tuna. Ela admite, no entanto, que alguns atores disputam espaço nas revistas, colunas e sites de celebridades. “Me choca quando a pessoa usa a fama sem limites, perdendo a dimensão humana. Acaba virando uma mercadoria. A vaidade é uma armadilha muito perigosa. E nossa profissão mexe muito com isso”.

Vaidade, aliás, é o que Sueli Pedrosa tem de sobra. “Ela se sente o pilar da sabedoria, a defensora da ética. Por isso é tão cômica”, observa a atriz. Além disso, a personagem deixou para trás o coque no cabelo e as roupas masculinas que usava.

“É o amor. A repaginada também serviu para humanizá-la”, diz Tuna, referindo-se à nova namorada de Sueli Pedrosa, Vivian (Lu Camy). Mas, mesmo assumindo que está amando, a jornalista durona não deve amolecer com os famosos. “É o trabalho dela. A Sueli é implacável na tentativa de desmascarar os famosos. Não acredito que ela vá se tornar condescendente por estar apaixonada”.

Você pode gostar