Por daniela.lima

Rio - Chay Suede é pop-rock. E fã de Bob Dylan, Johnny Cash, Kinks e Beatles (“e 14 Bis, Boca Livre, tropicalistas”, conta). Danilo Dyba é sertanejo, fã de Chitãozinho & Xororó (com quem acaba de gravar) e também de Lulu Santos. Os dois são crias dos reality shows musicais: saídos, respectivamente, do ‘Ídolos’ e do ‘The Voice’, soltam os primeiros álbuns, homônimos. 

Saídos do ‘Ídolos’ e do ‘The Voice’%2C Chay Suede e Danilo Dyba lançam seus primeiros álbuns Divulgação


O capixaba Chay compõe desde criança com o pai, de quem herdou o nome, Roobertchay Domingues da Rocha Filho — inventado por seu avô a partir de uma “língua misteriosa” que ele criou (o Suede é do filme ‘Johnny Suede’, de John DiCillo, feito em 1991 por um iniciante Brad Pitt).

“Nunca tinha cantado em público. Meu pai que me inscreveu”, conta, repassando o aprendizado no reality. “Fui preparado de forma pesada. Depois do ‘Ídolos’, acho que nunca mais me apresentei num lugar tão hostil, com pessoas me julgando”.

Nascido em Portugal e criado em Canoinhas (SC), Dyba recorda momentos mais amenos do ‘The Voice’ em seu disco: regravou ‘Romaria’, de Renato Teixeira, que lhe rendeu aplausos no show.

“Na gravação, deixei uma foto do Renato aberta no meu laptop para eu não esquecer da responsabilidade!”, alegra-se Dyba, que mostra material autoral — como ‘Saudade’, que gravou com Chitãozinho & Xororó. “Fiz quando mudei para Curitiba para alavancar minha carreira. Morria de saudades dos meus pais. Quando vi o Xororó no estúdio mal acreditei”.

Até canções como ‘Papel’, ‘Verso Acelerado’ e ‘Mais Perto’ saírem, no caminho de Chay ainda estariam a novela ‘Rebeldes’ e o programa ‘Hora do Chay’, que manteve na MTV. “São vocações que eu nem sabia que tinha. Nem imaginava que eu seria ator ou apresentador”. 

Danilo Dyba e Chay Suede atacam em áreas diferentes%3A um é pop-rock%2C o outro é sertanejo Divulgação


Se as fãs de Chay vieram da TV, Dyba arrumou suas primeiras admiradoras através da banda de sertanejo Kanoa, que manteve antes do ‘The Voice’ e gravou dois CDs. “Demos uma parada”, conta. Ele conheceu a mulher Juliane num show do grupo. “Sou o ‘último romântico’ da música do Lulu Santos. ‘Eu Amo Te Amar’ (que está no disco), fiz para ela numa época em que a gente se via pouco”. Da participação no reality veio a amizade de Daniel e do próprio Lulu, jurados. “Mandei a primeira cópia que recebi do CD para o Daniel. Ele é meu técnico até hoje! E o Lulu também tem muito para ensinar”.

Dyba aposta num gênero que está na moda. Já Chay abre uma clareira pop-rock em meio aos sertanejos, funkeiros e pagodeiros que dominam o mercado e ocupam eventos como o Prêmio Multishow. “Criou-se essa mentalidade de que só um gênero vende. Mas fiz o que gosto”, diz. “O pop-rock sumiu da mídia. Mas o Naldo e a Anitta deram certo após anos sem um estouro do funk. Eles tinham tudo para achar que não ia rolar”.

Você pode gostar