Rio - A experiência envolve paladar e audição, com imensa variedade de aromas da fermentação de cereais maltados, boas doses de lúpulo, violão, pandeiro e naipe de metais para garantir o
suingue. É pegar a caneca na entrada e se soltar entre os mais de 500 rótulos de cervejas do
mundo inteiro, servidas em doses de tamanhos variados, e curtir Seu Jorge e Teresa Cristina
no palco do Beer Experience. O megaevento estreia no Rio, hoje e amanhã, na Estação
Leopoldina, e os leitores do Dia podem ganhar 10 pares de ingressos para amanhã. É só
participar da promoção em destaque lá em cima.
A entrada na estação dá direito a uma caneca de acrílico cheia de cerveja da norte-americana
Brooklyn Brewery, para abrir os trabalhos. Depois, o copo serve para a degustação de louras,
morenas, negras e ruivas em preços que variam de R$ 3 a R$ 200.
“A cerveja celebra o encontro, a amizade. E a música também tem esse espírito de alegria”,
diz Teresa Cristina, que vai cantar amanhã sambas próprios (‘Cantar’) e de compositores como
Candeia (‘O Mar Serenou’) e Paulinho da Viola (‘Coração Leviano’).
Seu Jorge solta hoje a voz em sucessos como ‘São Gonça’ e ‘Mina do Condomínio’, e aproveita
para divulgar a cervejaria Karavelle, da qual é sócio — a marca terá camarote VIP montado em
vagões de trem, com chope e comidinhas liberadas.
Entre os sabores que sustentam o esqueleto, e harmonizam com a bebida que se multiplica nos
estandes, estarão restaurantes cariocas como o Pizza Al Taglio e o mexicano Taco & Chilli,
além dos paulistanos Melograno e Escambo, do chef Rodrigo Isaías, que faz sua própria
cerveja — ele vai trazer seu sandubão de costela lentamente assada, com o próprio molho e
rúcula, no pão ciabatta (R$ 20).
“O grande concorrente do mercado cervejeiro é o desconhecimento do público sobre os mais de
100 estilos disponíveis. A ideia é criar consumidores de forma divertida”, explica o
cervejeiro André Cancegliero, mentor do evento e produtor da marca artesanal Urbana, com
rótulos irreverentes como a Gordelícia e a Sporro, que estarão na Leopoldina.
O mesmo fará o músico Guto Goffi, baterista do Barão Vermelho, que pensa em lançar uma
cerveja e vai à feira avaliar (e degustar) o mercado. “A vida é para se divertir, a música e
a cerveja são ingredientes que se casam no prazer”, diz Guto, que criou bar com mais de 30
rótulos na Maracatu Brasil, sua loja e escola musical em Laranjeiras.
Entre a leveza refrescante das Premium Lagers e o amargor encorpado das Indian Pale Ales,
escolha todas e outras mais. Muitas cervejarias oferecem doses a partir de 100ml para ampla
degustação com economia. Vá com sede, e volte de ônibus ou táxi.
PARA COMER, BEBER E OUVIR
Estação Leopoldina. Rua Francisco Bicalho s/nº, São Cristóvão. Hoje, das 18h às 2h. Amanhã,
das 14h às 2h. Hoje: R$ 60 (2º lote disponível). Amanhã: R$ 40 (1º lote).
Vip Lounge a R$ 150 (1º lote, esgotado para hoje). Cervejas a partir de R$ 3. Cc.: Todos.
Estacionamento no local a R$ 15, e Easy Táxi com veículos credenciados. Vendas no local
e através do site Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br). Mais informações
no site www.beerexperience.com.br. Censura: 18 anos.
RÓTULOS EM DESTAQUE
Na festa da cerveja, vale ficar de olho (e cair de boca) em rótulos como os das
microcervejarias paulistanas Jupiter (garrafa de 300ml da American Pale Ale a R$ 7) e a
Urbana, que faz a Gordelícia (estilo Strong Golden Ale, chope de 300ml a R$ 8). Homenagem ao
humorista Mussum, a Biritis é uma Vienna Lager (R$ 4, 100ml; e R$ 20, garrafa de 600ml), e a Invicta 1000 Lbus, de Ribeirão Preto (SP) e com aromas poderosos, lança edição com direito a copo comemorativo (R$ 20, garrafa de 500ml). A famosa Colorado, da mesma cidade, vem com todos os seus rótulos a R$ 6 (300ml), menos a Vixnu (R$ 8, 300ml).
A Karavelle vai trazer a Premium Pilsen e a Keller (R$ 6, 300ml), e versões como a Weiss e a Red Ale (R$ 8, 300ml). Na faixa mais cara da feira está a Brooklyn Beers, com sua potente Black Ops (R$ 200, garrafa de 750ml), uma Imperial Stout envelhecida em barris de uísque bourbon e fermentada com leveduras de champanhe, com 10,5% de álcool.
E a belga La Corne du Bois des Pendus (R$ 14, 300ml) tem copo em forma de chifre com suporte
de madeira, vendido a R$ 120. Para o rango, a Pizza Al Taglio terá fatias a R$ 12, em sabores como mozarela, carne assada e molho de mostarda, boa harmonização com as do estilo Pale Ale.
O Taco & Chilli servirá tacos em sabores como carne e frango a R$ 16, no prato com guacamole
e sour cream, combinando com as do tipo Weinzen, de trigo. E o Escambo traz o já citado sanduíche de costela, boa experiência com cerveja no estilo Rauchbier, de maltes defumados, e também seu ceviche de peixes variados, com milho e batata-doce (R$ 16), que acompanha uma boa pilsen.