Rio - Os problemas com a balança começaram quando a jornalista Fernanda Thedim, 32 anos, ainda era criança. Na adolescência, a ansiedade se refletia nas garfadas incessantes que ela dava em tudo que via pela frente. Depois de uma vida inteira tendo uma relação descontrolada com a comida, o resultado não podia ser outro.
Aos 30, ela pesava 130 kg. “Sempre fui uma menina gordinha, desde os 5 anos. Com o tempo, fui ficando obesa. Quando me dei conta, não comprava mais roupa em lojas comuns e não podia comer em qualquer restaurante. Em um deles, a cadeira quebrou quando sentei. Foi muito humilhante”, lembra.
Munida de uma ‘força sobrenatural’, como ela mesma define, Fernanda decidiu buscar ajuda depois que percebeu que se enganar não resolveria o problema. “Eu tentava acreditar que as pessoas não viam que eu estava tão gorda, até porque eu tinha um rosto bonito. Acabei me apegando a isso. Mas algumas situações começaram a ficar insuportáveis, como passar na catraca do ônibus ou andar de avião. Um dia, decidi que não queria mais levar aquela vida”.
Para se livrar de 55 kg, Fernanda buscou a orientação do endocrinologista Fabiano Serfaty e passou a frequentar a academia. “Fiz uma dieta de baixo índice de carboidrato. Comia muita proteína, verduras e legumes. Cortei doces, frituras, massas e refrigerantes. Ia três vezes por semana à academia. Também apostei no spinning e no bodyboard.”
Hoje, com 1,75m e 75 kg, Fernanda comemora a boa forma lançando o livro ‘Corpo novo, Vida Nova — Como Perdi 55 quilos e Ganhei Saúde e Autoestima’ (ed. Casa da Palavra, 160 págs., R$ 29,90). “Com o livro, não pretendo emagrecer ninguém. Quero apenas mostrar que é possível chegar lá sem tomar remédios ou recorrer a cirurgias”, garante a jornalista.
CARDÁPIO
CAFÉ DA MANHÃ
Queijo minas com peito de peru, omelete de ricota e frutas. Antes do almoço,
como Polenguinhos.
ALMOÇO
Frango ou peixe, salada, legumes cozidos no azeite e comida japonesa sem arroz.
LANCHE
Gelatina
JANTAR
Lasanha (trocando a massa por berinjela), pizza (trocando a massa por legumes e verduras, como abobrinha, por exemplo)