Por daniela.lima

Rio - Nome conhecido das artes visuais brasileiras, o paulistano criado em Niterói Gian Shimada é um dos artistas da exposição ‘Interconexões’, que começa nesta terça no Centro Cultural Calouste Gulbenkian e tem curadoria de Roberto Tavares e Paulo Jorge Gonçalves. A casa traz um verdadeiro painel da gravura atual no Rio de Janeiro e do futuro da arte. A mostra tem trabalhos de alunos da rede Sesc e de integrantes da oficina de gravura do próprio Calouste, divididos entre a Galeria Ismael Nery e o hall do prédio. 

Mostra ‘Interconexões’ traz obras de alunos do Sesc e do Calouste GulbenkianDivulgação


Vários desses alunos do Sesc — nomes como Marcelo Oliveira, Márcio Goldzweig, João Moura e Karla Gravina — são moradores das Zonas Oeste e Norte do Rio. Entre os estudantes do Centro Cultural, estão Alexandra Morizot e Claudia Lyrio.

“Tentamos mostrar a trajetória de cada um no aprendizado das gravuras. O que todos têm em comum é uma disposição para aprender e pesquisar. Não sei nem qual dos artistas eu destacaria, são todos muito bons. Eu poderia destacar o meu trabalho, já que estou expondo também, mas aí é maldade”, brinca Shimada.

Além dos novos nomes da gravura, ‘Interconexões’ programa também uma homenagem ao xilogravador Alexandre Alves, morto em março, com uma mostra de seus melhores trabalhos. “Vamos juntar um grande nome da xilogravura com artistas que estão aprendendo o ofício”, explica o curador.

Você pode gostar