Por nara.boechat

Rio - Facebook, Twitter, YouTube Instagram, WhatsApp. Hoje em dia, o que não faltam são ferramentas para criar, consumir e distribuir conteúdos. Numa era em que dividir é necessariamente multiplicar, os virais fazem sucesso nas redes e ganham, a partir de quinta-feira, as paredes do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) com a exposição ‘Virei Viral — Mostra de Conteúdos Virais’.

‘Today Project’%2C de Jonathan HarrisDivulgação

“O projeto discute a cultura do compartilhamento, não só pelo volume de informação que criamos e recebemos, mas pelos valores estéticos, políticos e filosóficos. Queremos entender a necessidade do homem em dividir com o mundo os seus sentimentos”, explica Paula Brandão, uma das curadoras da exposição.

E, assim como na internet, quem passar pelo CCBB (Rua Primeiro de Março 66, no Centro) até domingo, encontrará uma vasta programação para se divertir e debater. “O projeto tem quatro blocos. A exposição em si, com imagens de nomes consagrados como o americano Jonathan Harris. Além disso, teremos três palestras, três shows com ingressos a R$ 10 e o live playlist, que é o mais diferente de tudo. Serão nove pessoas falando sobre nove temas que envolvem a cultura digital, através da apresentação de vídeos viralizados”, diz Paula.

O ‘Abaporu’ de Alexandre MuryDivulgação

Sucesso na rede com o fenômeno do ‘Passinho’, Julio Ludemir, criador da ‘Batalha do Passinho’, garante que esse estilo de dança que saiu das periferias só caiu nas graças dos cariocas por conta da cultura da viralização. “Eu sou um velho analógico, mas fui contaminado. Acho a ideia extraordinária. Não existe nada nesse mundo se não viralizar. A segunda Batalha do Passinho, por exemplo, foi iniciada por um flash mob e teve 500 mil compartilhamentos. Toda a cena viral do passinho ajudou a mostrar a realidade desses jovens mais simples, o cotidiano, o que eles vestem, como é a casa dessas pessoas. Essa aproximação não teria acontecido se não fosse essa ferramenta”, analisa Julio, que estará na mostra, sexta-feira, conversando com o público . A exposição fica em cartaz até o dia 6 de janeiro e é de graça.

PARA SER VIRAL

SEJA ANTENADO: esteja de olhos e ouvidos bem abertos. Falar sobre o que as pessoas se interessam ajudará sua caminhada rumo ao trending topic.

TOQUE O CORAÇÃO: os top 10 em comentários são aqueles que de alguma forma mexem com as emoções e desencadeiam sentimentos.

MOBILIZE: a mobilização altruísta somada à criatividade se torna uma poderosa ferramenta para gerar mais engajamento nas redes sociais.

SURPREENDA: virar viral depende muito de criatividade, autenticidade e de saber o que acontece dentro e fora da internet.

Você pode gostar