Por bianca.lobianco
Rio - O músico e produtor Kassin (Caetano Veloso, Los Hermanos, Vanessa da Mata, Orquestra Imperial) está atrasado para uma sessão de gravações com Erasmo Carlos. É a primeira vez que ele trabalha com o ídolo, no comando de ‘Gigante Gentil’, próximo CD do Tremendão, previsto para ser lançado logo após o Carnaval de 2014.
Erasmo Carlos conta novidades do seu novo discoReprodução Internet

“Kassin, eu não trabalho desta forma... você não é pontual e estou indo embora...”, bronqueia Erasmo, sem que o produtor perceba se tratar de uma galhofa. “Desculpa, puxa, me atrasei, prometo que não vai mais acontecer”, apressa-se em explicar o produtor, ao que Erasmo devolve: “Pô, bicho, relaxa. Eu sou assim: mesmo nas situações difíceis, sou sempre divertido.”

É nesse clima que têm transcorrido as gravações do novo disco, que o cantor e compositor antecipa um pouquinho no final do show que faz nesta terça e quarta-feira, na Cidade das Artes, dentro do projeto ‘Inusitado’, que tem curadoria do legendário produtor musical André Midani.

"É um show especial. Vou cantar canções que nunca cheguei a apresentar ao vivo, como minha versão para ‘Paralelas’, do Belchior. Também resgato coisas bem antigas, da Jovem Guarda, como ‘Estou Dez Anos Atrasado’, além de coisas como ‘Vou Ficar Nu Pra Chamar Sua Atenção’, ‘Grilos’ e ‘Maria Joana’. Nem adianta o público vir pedir sucessos, como ‘Festa de Arromba’ ou ‘Gatinha Manhosa’, porque não vai rolar. É a única oportunidade que terei para tocar só meus lados B. Depois, no fim, vou apresentar algo do próximo CD”, detalha Erasmo Carlos.
Publicidade
Entre essas novidades, está a primeira parceria com Caetano Veloso, ‘Sentimentos Complicados’. “Já gravamos músicas um do outro, mas faltava fazer uma juntos. Fiz também duas com Arnaldo Antunes, ‘Manhãs de Love’ e ‘Teoria do Óbvio’, e ‘Amor Na Rede’, com Nelson Motta, que tem aí um duplo sentido, falando dos relacionamentos na internet, mas que também pode ser sobre pescar uma mulher”, detalha.
Para as guitarras no novo trabalho, o Tremendão se cercou de velhos chapas, como os veteranos Luiz Carlini (Rita Lee) e Rick Ferreira (Raul Seixas). Já Kassin trouxe seu colega de Orquestra Imperial Pedro Sá (da Banda Cê, de Caetano Veloso). ‘Gigante Gentil’ (“O nome é um apelido que a cantora e guitarrista Lucinha Turnbull, que tocava com Rita Lee, me deu nos anos 80”, explica Erasmo) vai trazer ainda a nova versão que o cantor fez para a sua ‘Além do Horizonte’ (com Roberto Carlos), tema de abertura da homônima novela das 19h, da Globo. O CD vem na sequência ‘Rock ‘N’ Roll’ (2009) e ‘Sexo’ (2011). Pela trilogia mítica dos anos 60, faltavam só as drogas, não é?
Publicidade
“Não faria apologia, porque já perdi muitos amigos para a droga”, ressalta o coautor (novamente com o amigo Roberto) de ‘Maria Joana’, música que faz referência à maconha. “Usei drogas em uma época que era moda, os tempos da contracultura. Hoje, sou careta, mas um careta muito mais doidão que os doidões, pode crer, bicho!”
SIR ERASMO
No dia 5 de novembro, Erasmo Carlos recebeu, em São Paulo, a medalha de honra do grau Cavaleiro, da Ordem do Mérito Cultural. “Falaram que, agora, eu virei Sir, que nem o Paul McCartney... É um exagero...”, diminui o gigante Erasmo, gentil como sempre.
Publicidade