Por daniela.lima
Rio - Do Leme ao Pontal, não há nada igual: além da paisagem natural, do espelho d’água e da beleza dos frequentadores, as praias cariocas estão repletas de eventos gratuitos. Um deles diz respeito a uma data comemorativa: o Dia Nacional da Bossa Nova, festejado amanhã com um show no Parque Garota de Ipanema. A cantora e atriz Emanuelle Araújo e o violonista Toni Costa relembram o melhor do estilo musical às 17h30 — destacando sucessos de Tom Jobim, que completaria 87 anos na data. 
Show de Toni Costa e Emanuelle Araújo é uma das atrações gratuitas à beira-marJoão Laet / Agência O Dia


“Muita gente já releu o repertório dele, então vamos dar nossa cara para músicas como ‘Garota de Ipanema’ e ‘Wave’”, diz Toni Costa. “O mar já está nas letras das músicas do Tom, e estaremos perto do lugar que inspirou muitas dessas canções”, alegra-se Emanuelle.
Publicidade
Tem mais show em Ipanema, no mesmo esquema banquinho e violão. Ou melhor, dois banquinhos, violão e guitarra. Leoni, junto com o amigo Gustavo Corsi (da banda Picassos Falsos) recorda seu repertório em formato intimista ali em frente à Rua Vinicius de Moraes, às 18h.
“Vai ser bem descompromissado. O Leo Jaime fez semana passada e foi de bermuda, chinelo. Dá para pegar uma galera que vê você cantando e fala ‘pô, nem sabia que essa música era dele’”, brinca Leoni. Nomes como Arlindo Neto e o DJ Marcelinho Da Lua estão no mesmo horário em outras areias do Rio. E, no domingo, tem mais show na Praia de Ipanema com o grupo Criadores de Acaso.
Publicidade
Além dos shows, tem as festas na Praia do Leme, como a no quiosque Pizza inCone. A Breakz aporta por lá no domingo prometendo “intervenções sonoras e diversão gratuita”, como diz a produtora Rebeca Duarte. “Nosso som é diversificado e abraça bem a cultura de rua. A Praia do Leme já é um novo point e ficamos felizes em fazer parte disso”, conta. Bem perto dali, a Pedra do Leme recebe amanhã a festa Disritmia, repleta de música brasileira feita para dançar. 
DIVERSÃO À BEIRA-MAR
Publicidade
BREAKZ DE VERÃO
A festa, que rola em um quiosque na Praia do Leme, é animada pelas intervenções sonoras de Pedro Piu e SkullB. Na edição
de domingo, Ruby Yoo é a DJ convidada. Pizza in Cone.
Avenida Atlântica (Perto da Pedra do Leme). Dom,
das 17h às 22h. Grátis.
CARIOQUICES
Depois de pegar uma praia ou curtir um piquenique no Aterro
do Flamengo, uma boa pedida para um esticada é a mostra do coletivo fotográfico Rio Cidade Aberta. Nela, estão registrados
o modo de viver dos cariocas em 28 imagens. Monumento Estácio de Sá. Avenida Infante Dom Henrique s/nº, Aterro do Flamengo. De terça a domingo, das 9h às 17h. Até 8 de fevereiro.
Publicidade
DISRITMIA
Com vista para o mar, sob a brisa da Praia do Leme, a DJ Lili Prohmann e o VJ AnimaFoto comandam o repertório
sonoro — música brasileira para balançar o esqueleto. Pedra do Leme. Avenida Atlântica s/nº. Amanhã, das 16h20 às 22h. Grátis.
EMANUELLE ARAÚJO E TONI COSTA
Armados de banquinho e violão, a atriz/cantora e o violonista celebram o Dia Nacional da bossa nova em show do projeto ‘Parabéns En-Cantos do Rio’. No repertório, clássicos como
‘Chega de Saudade’ e ‘Garota de Ipanema’. Parque Garota de Ipanema, Arpoador. Amanhã, às 17h30.
Publicidade
FESTIVAL BONECOS NO PARQUE
Especialmente para a garotada, todos os fins de semana tem espetáculo com marionetes e palhaços. Integram o projeto 36 companhias. Amanhã e domingo é dia de ‘Ver e Ouvir’, um show-concerto do violinista Jerzy Milewskia e a pianista Aleida Schweitzer, com bonecos produzidos e manipulados por Mr. Bruno. Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck de Carvalho. Parque do Flamengo. Praia do Flamengo, na altura do nº 300 (2273-1497). Amanhã e domingo, às 11h. Grátis. Até 26 de outubro. 
A trupe carnavalesca já começou os seus tradicionais ensaios abertos%2C que atraem uma multidãoHelena Moreira


JÔ LUTÉRIO
A cantora mostra seu som no projeto Jovens Tardes. Quiosque Globo. Praia de Copacabana, na altura da Rua Miguel Lemos. Hoje, às 19h.
Publicidade
MOVIMENTO ARTÍSTICO DA PRAIA VERMELHA
Comemorando 16 anos, a ONG reúne músicos voluntários para tocar repertório de choro, MPB e samba de raiz. O encontro já virou tradição no local. Praia Vermelha, em frente ao Monumento a Chopin. Hoje, às 21h30. Grátis.
ORQUESTRA VOADORA
A trupe carnavalesca já começou os seus tradicionais ensaios abertos, que atraem uma multidão. O bloco toca versões instrumentais de trilhas sonoras clássicas do cinema e da música brasileira. Jardim do Museu de Arte Moderna (MAM). Dom, a partir das 18h. Grátis.
Publicidade
TIM VERÃO
Shows ao pôr do sol animam os sábados da orla em clima de pós-praia. Para os que curtem choro, Hamilton de Holanda toca em Copacabana (em frente à Rua Constante Ramos). No Leblon (Posto 11), quem comanda a festa é Rodrigo Sha, com seu pop-jazz, enquanto lá perto, em Ipanema (em frente à Rua Vinicius de Moraes), Leoni sobe ao palco. Já a Praia da Barra (em frente à Praça do Ó) une a turma do samba com Arlindo Neto e sua banda. Amanhã, a partir das 18h. Até 8 de fevereiro.
VERÃO RIO
Amanhã, a Festa do Vinil comemora os seus cinco anos com bolachões do rock ao funk, dos anos 70 aos 90. Domingo é a vez da banda Criadores de Acaso apresentar o som do CD ‘Tempo de Voar’ e sucessos de Cazuza, Rita Lee e Raul Seixas, entre outros astros. Praia de Ipanema (Posto 10). Amanhã e domingo, a partir das 18h30. Grátis.
Publicidade