Por daniela.lima
A autora Fernanda Belém apresenta seu primeiro romance teenDivulgação

Rio - Camila tem 15 anos e uma certeza: não há garoto mais bonito para se apaixonar do que Rafael. Em casa, ninguém a entende. Só as amigas são capazes de decifrar o turbilhão de anseios que passeiam por sua cabeça. E para Mila, como é conhecida, passar as férias com com os pais em Búzios é o fim. O que ela não esperava é que, desta vez, seria diferente, com surpresas que vão marcar a sua vida para sempre. 

Esse é o gancho para a jornalista e escritora Fernanda Belém falar sobre o primeiro amor em ‘Ah, o Verão!’ (Ed. Valentina, 256 págs., R$ 29,90), sua incursão no universo teen. O livro terá dois lançamentos: um no Plaza Shopping Niterói, nesta sexta-feira, e outro no Rio, dia 14, no Botafogo Praia Shopping. Ambos marcados para as 17h, na livraria Saraiva.

Para não haver confusão, a escritora avisa: “Não é autobiografia da minha adolescência. As pessoas sempre me perguntam isso”, diverte-se. Fernanda lembra que era uma típica jovem com agenda recheada e amante de revistas e livros para adolescentes. “Neles, sempre encontrava aquelas histórias do tão esperado primeiro amor. E o verão sempre me traz saudade daqueles tempos, quando minhas únicas preocupações eram as notas escolares. Foi com esse gostinho de nostalgia que decidi escrever ‘Ah, o Verão!’”, conta a jornalista, que completou 31 anos no início desta semana.

O romance narra, além da descoberta do primeiro amor, a queda de preconceitos e verdades pré-estabelecidas. Fala, também, sobre moda, música, conectividade, amizade e jogo da verdade. Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio são os cenários. “Fiz um texto leve, para os adolescentes se inspirarem e para despertar neles o gosto pela leitura. Minha mensagem é que experimentem o que de melhor a vida pode trazer, sem excessos tecnológicos, e que valorizem a família e os amigos”, afirma.

Engana-se quem pensa que a história de Camila termina com o verão. Esse é o primeiro romance da série ‘As Quatro Estações do Amor”, que terá mais três livros, lançados em 2014 e 2015, todos com o selo da Editora Valentina. “O próximo título é ‘Folhas de um Outono’. “Cada publicação vai mostrar Camila um ano mais velha, até que ela chegue aos 18 anos e entre para a faculdade”, adianta a autora. 

Reportagem: Beatriz Inhudes

Você pode gostar