Por daniela.lima
Johnny Depp, em ‘O Cavaleiro Solitário’, um dos concorrentesDivulgação

Rio - Um prêmio conhecido por todos do universo cinematográfico, com direito a um troféu dourado e 33 anos de tradição. Mas ninguém em sã consciência gostaria de ver seu nome nem entre a lista de indicados. Pois é, o 34º Framboesa de Ouro vem se aproximando e, no dia 1º de março — um dia antes da cerimônia do Oscar — será divulgado o título e nome dos piores do ano. Para esquentar ainda mais os ânimos, O DIA conversou com críticos sobre a performance dos que estão no páreo desse prêmio que é um verdadeiro presente de grego.

As comédias encabeçam a lista deste ano com ‘Para Maiores’, ‘Gente Grande 2’ e ‘A Madea Christmas’, que ainda não estreou no Brasil. Mas também sobrou para o faroeste ‘O Cavaleiro Solitário’ e a ficção científica ‘Depois da Terra’ — dois fiascos de bilheteria, estrelados respectivamente por Johnny Depp e pelo estreante Jaden Smith, filho de Will Smith. Apesar de achar todos os indicados desastrosos, Ana Carolina Garcia, crítica de cinema do Portal SRZD e do Pipoca Gigante, aposta justamente na dupla que não se enquadra na turma do riso. “É difícil fazer qualquer predição do Framboesa de Ouro porque os ‘vencedores’, são escolhidos por voto popular. Mas acredito que o troféu de pior filme seja entregue a ‘Depois da Terra’ ou a ‘O Cavaleiro Solitário’, pois o público costuma escolher produções de grande apelo comercial”, justifica.

Já Rubens Ewald Filho, crítico e comentarista de cinema no TNT, discorda e até defende o filme em que Depp também concorre à categoria de pior ator: “Não era tão ruim, só exageradamente grande e caro. Mas o dinheiro é deles, então problema deles!”. Para o crítico, que acompanhou de perto as indicações deste ano, em Los Angeles, outros filmes que considera ‘aberrações’ também deveriam estar dentro da lista do Framboesa.

“Adoraria ver ‘Crô’ nela. Costumo evitar falar mal do cinema brasileiro, mas isso é um caso de bom senso, de cidadania e, principalmente, de vergonha na cara”, diz Rubens, que também nomearia ‘Amor Pleno’, ‘R.I.P.D. — Agentes do Além’, ‘O Casamento do Ano’, ‘Conselheiro do Crime’, ‘Se Beber, Não Casa 3’ e ‘Eu e Você’. Por fim, defende que ‘Gente Grande 2’ realmente merece estar entre os piores. “É difícil imaginar uma comédia tão ruim, mais sem graça e mais patética do que esta”, sentencia o crítico.

Depois do principal ‘prêmio’ para os filmes, o mais temido é sempre o que ‘agracia’ os piores atores. Adam Sandles já é figurinha fácil no ‘Framboesa’ e agora volta aos holofotes com o possível título de pior performance pelo rejeitado ‘Gente Grande 2’. Apesar de ser unânime entre os críticos que o seu trabalho deixou a desejar, até eles o defendem. “Ultimamente estão gostando de pegar no pé dele’, comenta Renan Morgado, crítico, colunista e idealizador do site Termômetro Oscar. 

A polêmica segue com outros considerados como perseguidos. É o caso de Taylor Lautner, que desta vez encabeça a lista de coadjuvantes por ‘Gente Grande 2’, sendo que ano passado levou o troféu por ‘Amanhecer — Parte 2’ . Halle Berry concorre por ‘Diana’ e ‘Para Maiores’ e só não supera Lindsay Lohan, que conseguiu a proeza de entrar na disputa como pior atriz por ‘Inappropriate Comedy’ e ‘The Canyons’ (ambos ainda sem data de estreia por aqui) e como atriz coadjuvante por ‘Todo Mundo em Pânico 5’. “Debochar da Lindsay é bater em cachorro doente e da Halle Berry é insistir no que já deu o que tinha que dar”, define Rubens, sem piedade.

PRINCIPAIS INDICADOS 

PIOR FILME
A Madea Christmas
Depois da Terra
Gente Grande 2
Para Maiores
O Cavaleiro Solitário

PIOR ATOR
Jaden Smith — ‘Depois da Terra’
Adam Sandler — ‘Gente Grande 2’
Sylvester Stallone — ‘Ajuste de Contas’, ‘Alvo Duplo’ e ‘Rota
de Fuga’
Ashton Kutcher — ‘Jobs’
Johnny Depp’ — ‘O Cavaleiro
Solitário’

PIOR ATRIZ
Tyler Perry — ‘A Madea Christmas’
Selena Gomez — ‘Getaway’
Lindsay Lohan — ‘Inappropriate Comedy’ e ‘The Canyons’
Naomi Watts — ‘Para Maiores’ e ‘Diana’
Halle Berry — ’Para Maiores’ e ‘Chamada de Emergência’

Você pode gostar