Por tabata.uchoa
Cleo Pires apostou na dieta paleolítica e no crossfit para perder pesoMaíra Coelho / Agência O Dia

Rio - Cleo Pires nunca foi fã de dietas. Ela sempre deixou clara a sua paixão por junk food e passava longe da academia. Mas o convite para viver Katia, uma mulher bipolar na série ‘O Caçador’, que estreia na Globo, na sexta-feira, fez a morena secar alguns quilinhos. “Desde que soube como seria a personagem, dos problemas pelos quais ela passaria, eu imaginei uma mulher bem magra. Queria passar fragilidade para o público”, conta.

O primeiro passo da moça para eliminar seis quilos foi aderir a um cardápio mais leve. Curiosa, como ela mesma se define, a atriz, que odeia radicalismos, pesquisou até achar uma alimentação que se aproxima bastante da dieta paleolítica, também conhecida como dieta das cavernas. “Cortei produtos industrializados e me aproximei dos orgânicos”, diz.

Para a nutricionista Maria Fernanda Pio, a dieta paleo tem como grande benefício impedir o acúmulo de gordura corporal, além de permitir a ingestão de carnes, ovos, tubérculos, frutas e nozes. “Primeiro, é importante explicar por que esse método é conhecido como dieta das cavernas. Isso acontece porque o modo de preparo do alimentos segue o ritual do homem das cavernas. Deve-se evitar cozinhar a temperaturas muito altas, com panelas diretamente no fogo. O recomendado são alimentos assados em fornos a menos de 200 graus centígrados. O grande barato dessa alimentação é que, além de auxiliar na perda de peso, ela também ajuda na recuperação do músculo a na disposição para malhar”, explica.

Já a atividade física que conquistou o coração de Cleo veio através de uma dica da atriz Giovanna Antonelli: o crossfit. “Ela falou e eu adorei. Gosto dessa ideia militar que a atividade passa”, declara. Marcos Vianna, dono da CST9, academia na Barra, onde Cleo, Giovanna, Bruna Marquezine e outras famosas malham, entrega: crossfit é para os fortes. “As salas são equipadas com cordas, barras e argolas. Cada treino dura em torno de uma hora, e a ideia é fazer movimentos funcionais constantemente variados, com alta intensidade. Perdem-se, por atividade, 500 calorias. É cansativo, mas dá resultado”, garante.

CARDÁPIO PRIMITIVO

CAFÉ DA MANHÃ:
Um copo de suco de melão com morango e um ovo cozido inteiro.

ALMOÇO:
Meio prato de salada de alface e agrião, abóbora refogada e duas porções de salmão grelhado.

LANCHE:
Duas colheres de sopa de abacate maduro com gotas de limão e ervas a gosto.

JANTAR:
¼ do prato de rúcula com tomate-cereja, duas colheres de chuchu e berinjela assados, duas fatias de filé de peito de frango assado.

Você pode gostar