Por tabata.uchoa
'O meu personal%2C Allan Borges%2C me chama de cracuda da atividade física’%2C diz Amandha LeeMaíra Coelho / Agência O Dia

Rio - Duas gestações e uma personagem boa de forno e fogão foram os motivos que levaram a atriz Amandha Lee a engordar exatos 26 quilos.

“Em um intervalo de cinco anos, eu engravidei da Rafaela e ganhei 20 quilos. Perdi a metade e, quando ia me dedicar a perder os outros dez, recebi o convite para interpretar Margarida, uma cozinheira gordinha da novela ‘Vidas em Jogo’. Engordei 11 quilos para dar vida à personagem. Depois disso, fui emagrecendo, mas aí engravidei do Vitor. Terminei a gestação com 18 quilos a mais, só que eu já estava oito acima do meu peso. Ou seja, o saldo final era de 26 quilos”, lembra ela.

A grande virada veio no momento em que Amandha se olhou no espelho e viu que, definitivamente, aquele corpo não tinha nada a ver com ela: “Eu sempre fui magra. Danço balé e pratico esportes desde pequena. E ficar acima do peso desse jeito mexe com tudo, com a autoestima, a libido. É muito difícil, pois o meu corpo é o meu instrumento de trabalho. Eu não entrei em depressão porque realmente não era para acontecer, mas foi bem complicado.”

Para recuperar suas belas curvas, Amandha apostou naquilo que mais gosta de fazer: se movimentar. Passou a fazer treino funcional todos os dias, voltou para o balé duas vezes na semana, para o futevôlei, e aderiu à hot ioga nos fins de semana. “O meu personal, Allan Borges, me chama de ‘cracuda da atividade física’. Gosto muito de me exercitar”, conta ela, que vê nos treinos funcionais uma oportunidade de fugir do ambiente fechado da academia. “A Amandha gosta de ver o dia, as pessoas, aproveitar a paisagem. Às vezes, eu chego na casa dela e a convido para um treino na praia. E isso é ótimo. Tira a monotonia dos exercícios”, comenta Allan.

Dedicada à luta para voltar aos seus 60 quilos em sete meses, Amandha também mudou drasticamente a alimentação. “A nutricionista Patrícia Davidson foi um anjo na minha vida. Ela me ajudou a fazer trocas inteligentes e me deu dicas preciosas. Cortei farinha de trigo, gordura, crustáceos, doces e um pouco da lactose”, entrega. Chocólatra assumida, a morena descobriu na alfarroba uma chance de matar a saudade do chocolate. “Largar o chocolate foi um desafio, mas a alfarroba é ótima. Tenho conseguido ser feliz com ela”, brinca.

Satisfeita com o seu corpo, a atriz garante que é possível ser mãe e ficar em forma. “Quando eu decidi engravidar, eu me entreguei. Amamentei e curti cada momento. A maternidade é um sonho realizado. Mas, quando eu resolvi emagrecer, eu me dediquei, tive foco. A combinação, nesse caso, é uma só: exercícios diários e boa alimentação. Ah, e nada de boicotar a dieta só porque você entrou naquele jeans que não passava nas coxas. Não deixe a sua mente te enganar. Só dê uma escapulida quando o objetivo for alcançado”.

DICAS DA ATRIZ

TOME uma xícara de chá antes de dormir.

PERGUNTE-SE qual é o seu objetivo. Quando você descobrir, foque nele com muita determinação.

TENHA cuidado para a sua mente não te boicotar. Não é porque você já está entrando naquele jeans que não passava da coxa que você pode comer de tudo.

SE FOR convidada para um almoço ou jantar, faça antes uma refeição leve em casa. Isso evita que você coma muito e saia totalmente da dieta.

CARDÁPIO PARA FICAR SARADA

CAFÉ DA MANHÃ: duas torradas integrais com pasta de soja, suco verde e um mamão.

LANCHE DA MANHÃ: uma fruta.

ALMOÇO: um pedaço de filé de frango ou de peixe, legumes refogados e quinoa.

LANCHE DA TARDE: iogurte de búfala, uma barrinha de cereal e chia.

JANTAR: salada de quinoa e carne moída com legumes.

Você pode gostar