Por daniela.lima

Rio - Rap agora é MPB. Ou melhor, “a MPB está começando a trazer o rap para dentro dela. A influência do canto falado é cada vez mais forte. Ainda vai nascer um som híbrido, um novo estilo, uma nova tendência”, como aponta o rapper Flávio Renegado. Ele traz ao Rio, nos dias 23 e 24 de agosto, no Festival Levada Oi Futuro, no Oi Futuro de Ipanema, o show de lançamento do seu DVD ‘#suaveaovivo’. E une músicas de seus dois CDs, com sons brasileiros na batida do rap.

Rapper recebeu 200 imagens para clipe da música ‘Apenas Um Beijo’ Divulgação


“Fui criado ouvindo muito samba e black music, mas foi o rap que me fisgou e me iniciou na música. Quero quebrar fronteiras, por isso trago outros estilos para dialogar. Me sinto muito à vontade para me apropriar de outros estilos e trazê-los para o meu trabalho, mas tudo começou com o rap dos Racionais MCs”, conta o rapper, que passou a adotar há pouco seu nome verdadeiro junto ao apelido Renegado. “Minha mãe ficou feliz porque nunca gostou dessa história de Renegado”, brinca. “Tinha quem achasse que era uma banda e não um projeto solo. Foi um personagem necessário para vencer etapas na minha vida pessoal e profissional, mas com o tempo eu amadureci e senti necessidade de humanizar esse personagem. Por isso, resolvi trazer o Flávio de volta”.

A “pessoa” de Flávio passou por um grande desafio no ano passado, abrindo a quinta edição do Rock In Rio logo em sua primeira tarde, no palco Sunset. “A apresentação durou uma hora, mas para mim pareceram cinco minutos”, conta o rapper, que já cumpriu agenda de shows fora do Brasil, seguindo a trilha insinuada pelo título de seu segundo CD, ‘Minha Tribo É O Mundo’, de 2011. E, longe de qualquer nervosismo, se deparou com histórias inusitadas, como a de uma fã de Paris que confessou estudar português ouvindo seus CDs: “Lembro que ela cantava todas as músicas no show! O mais legal é ver que a boa vibe da música une pessoas.”

O DVD foi produzido pela dupla Liminha e Kassin. “Foi um privilégio trabalhar com esses dois gênios. O mais legal é ver a sinergia deles dentro do estúdio e a simplicidade no trabalho”, alegra-se o rapper, que lançou ontem o clipe da música ‘Apenas Um Beijo’. Além das participações do deputado federal Jean Wyllys e da cantora Mart’nália, o clipe traz imagens de beijos gravadas por fãs e amigos e foi dirigido pelo próprio Renegado junto com Danusa Carvalho, sua empresária. “Fizemos de forma colaborativa. Recebemos quase 200 beijos!”, espanta-se.

Você pode gostar