Por daniela.lima
Amy Winehouse e Janis Joplin são as mulheres do 'Clube dos 27'Divulgação

Rio - Todos sabiam que a vida de Amy Winehouse era marcada por altas doses de álcool e drogas, mas isso não diminuiu o impacto por sua morte, em 2011. A cantora inglesa foi a mais recente popstar a integrar o Clube dos 27, que começou com Brian Jones, do The Rolling Stones, em 1969, seguido de Jimi Hendrix e Janis Joplin em 1970, Jim Morrison (The Doors) no ano seguinte e Kurt Cobain (Nirvana), em 1994.

“O chamado Clube dos 27 é uma coincidência, um termo inventado pela imprensa para se referir a um grupo de estrelas do rock que morreram com a mesma idade”, explica o jornalista inglês Howard Sounes, autor do livro ‘Amy e o Clube dos 27’ (Ed. Leya, 416 págs., R$ 49,90), que lembra a vida dos seis artistas citados e lista ainda outros 44 nomes que morreram aos 27. “Foquei no que há em comum entre os mais famosos para tentar explicar por que eles morreram tão jovens. Todos eram talentos prodígios mas também pessoas instáveis, que não se relacionavam bem com a família e ficaram famosos muito cedo, mas não estavam preparados psicologicamente para a pressão da fama.”

Ele lembra ainda que todos abusavam do álcool e das drogas a tal ponto que a morte era provável, se não inevitável. “Eram verdadeiros suicidas”, decreta. “Tinham quedas por namorados e namoradas que dividissem suas fraquezas e se cercavam de aproveitadores profissionais. A impressão é de que já estavam cansados da vida quando o fim prematuro chegou. Talvez eles não fossem assim o tempo todo, por trás da casca grossa havia indivíduos frágeis e cansados”.

É de fato sinistro que tantos nomes da música tenham morrido aos 27 anos. Além das coincidências, Sounes detalha as vidas de Jones, Jimi, Janis, Jim, Kurt e, especialmente, Amy. “O que me fez querer escrever esse livro foi a admiração por Amy Winehouse, uma cantora incrível. Quando ela morreu e a história do Clube dos 27 voltou às manchetes, decidi que era hora de dar um olhar profundo sobre o assunto, e mostrar que a vida dela era muito parecida com as dos outros seis artistas que morreram com a mesma idade”, explica.

Howard Sounes é conhecido por ter escrito biografias de célebres roqueiros, como Bob Dylan e Paul McCartney. “Todos esses artistas são complexos, talentosos e fascinantes. Amy é o foco desse meu livro porque sua morte é a mais recente e foi uma grande tragédia. E muita coisa errada foi escrita sobre ela”, critica.

Você pode gostar