Por tabata.uchoa

Rio - Em 1974, aos 26 anos, Arnaldo Baptista largou os Mutantes, terminou um tumultuado namoro-casamento com Rita Lee e viveu momentos turbulentos com as drogas. E compôs as enigmáticas músicas de ‘Lóki?’, seu disco solo de estreia. Com canções emocionadas como ‘Será Que Eu Vou Virar Bolor?’ e ‘Desculpe’, o LP comemora 40 anos ganhando pontuais comemorações.

Arnaldo na turnê ‘Sarau o Benedito%3F'Clarisse Lambe / Divulgação

A Universal, que lança uma caixa com os CDs dos Mutantes, vai repor o álbum nas lojas. E o cantor leva a Belo Horizonte no domingo o show ‘Sarau o Benedito?’, misturando sons antigos aos do álbum que está concluindo, ‘Esphera’. Um show que ele pretende trazer ao Rio ainda esse ano.

“Dizem que ‘Lóki?’’ é um disco triste, mas a tristeza fica bonita. Ela é um tempero”, acredita o alegre Arnaldo. Roberto Menescal, que produziu o disco ao lado de Marco Mazzola, lembra da época: “Arnaldo me pegava no aeroporto de moto, vestido de cowboy, para me mostrar o material. Ele estava mal pelo fim do casamento com a Rita, chorava muito. Comprei a briga e fiz o disco, gravado quase ao vivo”, conta Menescal.

No acompanhamento, mais ex-mutantes: Dinho Leme (bateria), Liminha (baixo) e até a própria Rita, em alguns vocais. “O Sérgio Dias (guitarrista e irmão de Arnaldo) não entrou porque estava longe, morava no Rio”, conta Arnaldo. Que tirou o título ‘Lóki’, veja só, de um expressão ligada ao mundo dos automóveis.

“‘Lókis’ eram os carros que não tinham um farol de milha chamado de ‘cilibrina’ (‘sealed beam’, no original). A letra de ‘Cê Tá Pensando Que Eu Sou Lóki?’ veio daí”, diz. A censura, por sinal, deixou passar batido não só essas curtições, como um palavrão em inglês na letra de ‘Navegar de Novo’. “Soltei um ‘it’s fucking hell!’”, porque o (jornalista inglês) Mick Killingbeck, meu amigo, dizia isso”, brinca Arnaldo. E ele diz nem saber se ‘Lóki?” é mesmo um clássico. “É engraçado: quando eu era criança, uma pessoa de 40 anos já era velha. E ‘Lóki?’ parece que foi feito ontem”, diverte-se.

Você pode gostar