Por daniela.lima

Rio - A carreira solo de Lucas Morato, filho de Péricles, vem se insinuando desde 2012. Na época, o jovem sambista (hoje com 21 anos) apareceu no programa ‘Esquenta’ cantando ‘Linda Voz (Olá)’, que compôs em homenagem ao pai. Agora é realidade: o CD de estreia, ‘Muito Prazer!’, está nas lojas e a romântica ‘Mundo dos Desencantados’, o primeiro single, já está nas rádios. Com a voz igual à do ex-Exaltasamba, ele tem o desafio de mostrar que não está ali só por causa da influência da família.

Jovem sambista%3A Lucas regrava ‘Linda Voz’%2C que já havia cantado com o pai Divulgação


“Ser filho do Péricles me traz coisas boas, sim, e só me faz bem. E não tenho medo nenhum que as pessoas prestem atenção em mim por causa dele. Mas sei que tenho o talento para segurar a responsabilidade”, conta o ainda bastante tímido Lucas. Bem antes do disco, ele fez parte do grupo Filhos do Samba, só com (como diz o nome) crias de sambistas. E chegou a ser jogador de basquete federado antes de optar de vez pela música, com a qual sonhava desde os 14 anos. “Cresci no meio do samba e aprendi a ter respeito pelos meus colegas de trabalho e pela história da música de modo geral.”

Não tem só samba em ‘Muito Prazer!’, que fala em bailes funk em ‘Ela Arrasa’ e abre com um rap-pagode em ‘Logo Mais’, parceria com o rapper Projota. “Sou fã dele e fiquei feliz de ver que ele também é meu fã”, alegra-se o jovem, que canta sobre relações, digamos, tumultuadas nessa música e no hit ‘Mundo dos Desencantados’. E ainda fala sobre como é não passar mais maus bocados na mão da mulherada em ‘Eu Tô Mudando’.

“Ah, cara, essas músicas nem são sobre experiências pessoais. Algumas nem fui eu que fiz (o disco tem contribuições de compositores como Elizeu Alexandre, Prateado, Gustavo Lins e o próprio Péricles). É mais para as pessoas se identificarem”, conta. Lucas não tem namorada e se diz um cara caseiro. “Eu até saio às vezes, mas prefiro jogar futebol e receber amigos em casa, ou ficar com meus primos.”

Além de Projota, o ex-colega de grupo do pai, Thiaguinho, está na faixa-título. ‘Linda Voz’ também está no CD, novamente com Lucas e Péricles (o ex-Exaltasamba já havia gravado a música com o filho em seu primeiro DVD). “Lembro que foi surpresa para o meu pai quando apresentei a música no ‘Esquenta’. Ele até já conhecia a canção de uma homenagem que fizemos para ele, mas nessa vez, ele nem desconfiava”, recorda.

Lucas se diz bom de garfo igual ao pai (“herdei isso dele”), mas controla o peso. “Eu era desencanado, mas hoje em dia sou encucado com essas coisas, pela questão estética mesmo”, revela. 

Foto com Neymar e apoio do pai

No CD ‘Muito Prazer’ (capa abaixo) , além de cantar em ‘Linda Voz’, Péricles contribui com uma música, ‘Ainda Não’, parceria com Lucas, Hermany de Souza e Rodrigo Oliveira. E acompanha os passos do filho. “Eu ainda aconselho muito, mas também acredito que tudo o que a gente falou até hoje vai ser legal para ele. Eu e a mãe dele criamos um grande cidadão e agora a gente pode ver a nossa criação andando pelo mundo. Estamos muito felizes”, diz.

Quem também deu aval à carreira solo de Lucas foi o atacante Neymar, amigo de todas as horas do ex-colega de grupo de Péricles, Thiaguinho. O jogador chegou a publicar uma foto com Lucas Morato em seu Instagram, com a legenda: “Sucessor do pai”.


Você pode gostar