Por clarissa.sardenberg

Rio - Identificado com a cultura das favelas e das periferias cariocas, o festival de cinema Visões Periféricas chega nesta terça à sua oitava edição transformando-se num evento nacional. Pela primeira vez, mostras competitivas e debates serão exibidos em tempo real, com a possibilidade de muita interação pelo Twitter. Tudo pode ser acompanhado pelo portal www.visoesperifericas.org.br. As exibições e bate-papos são no Oi Futuro de Ipanema.

“Agora qualquer pessoa do Brasil pode conhecer o festival”, conta o coordenador Marcio Blanco. “Queremos trazer um olhar diferente sobre as periferias, e elas são muitas. Essa comunicação com outros estados ajuda na construção de uma imagem do Brasil. E no resgate da memória afetiva do morador da periferia.”

Léa Garcia, homenageada do Visões em 2014, atua em ‘Acalanto’, filme premiado que abre o festivalDivulgação

A festa ganha abertura com um dos filmes que, recentemente, levou o imaginário da favela a correr mundo: ‘Acalanto’, curta do maranhense Arturo Saboya. Indicado ao Festival de Cannes em 2013 e vencedor de Gramado no mesmo ano, ele traz no elenco a homenageada da nova edição do evento, a atriz Léa Garcia.

Outra novidade é que em meio às mostras de curtas, como Visorama (de estudantes de projetos de formação audiovisual) e Fronteiras Imaginárias (de realizadores independentes), pela primeira vez o Visões Periféricas traz uma seleção de longas. Um deles, ‘Remoção’, de Luiz Antonio Pilar e Anderson Quack, lembra o processo de remoção de favelas da Zona Sul do Rio nas décadas de 60 e 70. A exibição é no Centro Cultural Justiça Federal na sexta, às 19h.

O longa ‘Remoções’ lembra favelas da Zona Sul que foram extintasDivulgação

“Esse filme fala de antigas favelas como o Parque Proletário da Gávea e o Morro da Catacumba”, conta Blanco. Um tema que sempre retorna — comunidades como a do Morro da Providência constantemente sofrem com intervenções que deslocam moradores. “A memória dessas pessoas está impregnada do afeto pelo espaço em que vivem. A memória afetiva não é construída por historiadores, mas por quem vive nesses lugares.”

Como em outras edições, o Visões Periféricas tem programação nas comunidades do Alemão, Borel e Cantagalo e em sete cineclubes espalhados pelo Rio de Janeiro. A premiação da mostra competitiva acontece no Oi Futuro de Ipanema, no próximo domingo, às 17h. Após o cortejo do grupo Tambores de Olokun, os filmes vencedores serão exibidos na Praça General Osório, às 20h30, num telão.

Você pode gostar