Por daniela.lima

Rio - A previsão para o fim de semana é de olhos curiosos e atentos: vários museus da cidade prepararam roteiros e atividades especiais para os próximos dias. O Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, completa 196 anos e conta com uma série de oficinas e visitas mediadas, que acontecem entre hoje e domingo. 

O ator Vitor Figueiredo no Museu Nacional%3A fim de semana de aniversário com oficinas e mostras gratuitasFernando Souza / Agência O Dia


O ator mirim Vitor Figueiredo, de 9 anos, que fez o pequeno Ivan de ‘Em Família’ (filho dos personagens de Giovanna Antonelli e Reynaldo Gianecchini), passou uma tarde por lá, conferindo o maior acervo de História Natural da América Latina. A cada sala, novas perguntas e descobertas, mas o ponto alto do passeio foi quando ele se deparou com as múmias. “Muito legal, isso é muito famoso, já tinha visto em vários lugares!”, disse Ivan, enquanto olhava tudo, animado.

Além do aniversário do Museu Nacional, acontece amanhã o Circuito Cultural, iniciativa da Rio Ônibus que levará o público de ônibus ao Centro Cultural do Banco do Brasil, Museu de Arte do Rio, Museu Histórico Nacional, Monumento dos Pracinhas e aos fortes de Copacabana e do Leme. A melhor parte: tudo de graça. E não para por aí: o Museu Nacional de Belas Artes preparou uma contação de histórias para este sábado e domingo, unindo música, teatro e história.

Festa na Quinta da Boa Vista

AVES BRASILEIRAS
A exposição permanente ganhou um tempero: a partir de hoje, com a ajuda de mediadores e equipamentos de som, o público poderá não só ver como também ouvir o canto dos pássaros.

CIÊNCIA ATÉ OS OSSOS
Os pequenos vão brincar de ser arqueólogos: simulam o trabalho de escavação, montam um esqueleto humano feito de almofadas e descobrem o que há dentro das múmias.

COLEÇÃO DE PEIXES
Muita gente não sabe, mas Dom Pedro I e Dom Pedro II pesquisavam a fauna e a flora brasileiras. Daí as coleções de plantas, insetos e outros animais do museu. No fim de semana, o público vai conhecer mais um item do acervo: os peixes.

CONHECENDO OS BESOUROS
Uma das mostras de maior sucesso do museu terá visitas guiadas. A exposição exibe besouros de diversas cores, formas e tamanhos.

ILHAS DO RIO
Um caminhão do projeto Ilhas do Rio, estacionado em frente ao Museu Nacional, apresenta mostra de espécies animais encontradas em ilhas do estado do Rio. A exposição ainda conta com vídeos e bate-papo com pesquisadores.

HERBÁRIO? O QUE É ISSO?
Visita guiada ao herbário do museu, que fica no Horto Botânico. Um ônibus pega os visitantes no museu e os leva até a entrada do Horto. Além da visitação e explicação sobre as espécies do herbário, haverá oficina de exsicatas (plantas prensadas e secas).

INSETOS: UM MUNDO EM MINIATURA
Exposição que tem como objetivo aproximar o público do mundo dos insetos, mostrando sua variedade. Com vídeos, fotografias e exemplares originais. Haverá, ainda, um espaço recreativo com jogos interativos e educativos.

MAGIA ANTIGA
Estande com painéis e vídeos, em que arqueólogos falam sobre magia na antiguidade.

ONDE TUDO COMEÇOU
Exposição sobre a origem do homem. Entre as peças, reproduções de pinturas rupestres e réplicas de peças feitas pelo homem pré-histórico. A gruta inflável, instalação que remete às cavernas pré-históricas, com imagens e sons, chama atenção, assim como a oficina de pintura.

AS PLANTAS E OS USOS INDÍGENAS
Num estande, os visitantes vão ver plantas utilizadas por índios e artefatos por eles criados.

QUEM É ESSE DINOSSAURO?
Atividades relacionadas ao tema dinossauros. Como o jogo recreativo de encaixe sobre a imagem do Maxakali, dinossauro encontrado em Lagoa Santa, Minas Gerais. Há ainda um jogo que trata da história da vida na Terra, uma oficina de modelagem virtual e uma exposição de moldes, réplicas e fósseis.

ROQUETTE PINTO
Exposição sobre Roquette Pinto (1884-1954), que, além de ser considerado o pai da radiodifusão no Brasil, foi médico, antropólogo e deu aulas no Museu Nacional.

PALÁCIO DE SÃO CRISTÓVÃO
A pesquisadora Regina Dantas mostra aos visitantes como era a ocupação do palácio na época em que abrigava a família imperial.

VISITA GUIADA AO HORTO BOTÂNICO
Um ônibus leva os visitantes do palácio até o Horto. Lá, tem passeio guiado pelas trilhas, com direito a aula sobre plantas, e oficina.

SERVIÇO:
MUSEU NACIONAL. Quinta da Boa Vista. Avenida Pedro Segundo s/nº, São Cristóvão (3938-6906). Hoje, amanhã e dom, das 10h às 17h. As atividades se repetem ao longo do dia e a inscrição é por ordem de chegada. Grátis.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO MUSEU DE BELAS ARTES 

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) também preparou uma programação especial para o fim de semana. Amanhã e domingo rola por lá uma tarde de contação de histórias com o grupo Mosaico. A atividade se chama ‘Canoa de Vento no MNBA: Dos Quadros às Histórias’ e une história, música e teatro. A ideia é aproximar pais e filhos do valioso acervo da Galeria de Arte Nacional do Século 19, no terceiro andar, que tem mais de dois mil metros quadrados. 

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco 199, Cinelândia (3299-0600). Amanhã e dom, às 15h. Grátis.

CIRCUITO CULTURAL

Outra programação bacana de visitas a museus cariocas é a do Circuito Cultural. Uma Iniciativa da Rio Ônibus (associação das empresas de transporte de passageiros), que organiza os tours e ainda leva o público de ônibus aos locais. Tudo de graça e com direito a guia. A terceira edição do projeto acontece amanhã e inclui seis instituições: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Museu de Arte do Rio (MAR), Museu Histórico Nacional, Forte de Copacabana, Forte do Leme e Monumento dos Pracinhas.

Todo o trajeto é feito por ônibus, que vão sair de 40 em 40 minutos de cada um desses seis espaços. Os guias estarão presentes nos coletivos e nos museus para orientar o público, com distribuição de folhetos com histórico e curiosidades de cada local visitado. O programa de encerramento é no Forte de Copacabana, onde haverá uma apresentação da orquestra Violões do Forte. Às 18h, os ônibus sairão de cada instituição com destino ao Monumento dos Pracinhas, onde o circuito termina.

3º CIRCUITO CULTURAL. Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março 66, Centro — 3808-2020). Museu de Arte do Rio (Praça Mauá s/nº, Centro — 3031-2741). Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora s/nº, Centro, próximo à Praça Quinze — 3299-0324). Forte de Copacabana (Praça Coronel Eugênio Franco 1, Copacabana — 2521-1032). Forte do Leme (Praça Almirante Júlio de Noronha s/nº, Leme — 3223-5076). Monumento dos Pracinhas (Avenida Infante Dom Henrique 75, Aterro do Flamengo — 2240-1283). Amanhã, das 10h às 18h. 
Saídas de ônibus de todos os seis endereços, a cada 40 minutos.

Você pode gostar