Por daniela.lima

Rio - Se você ouvir alguém dizer a frase “amo mais que brigadeiro”, desconfie. Ainda mais agora, que novas versões do doce estão surgindo no mercado. Depois do brigadeiro gourmet (uma releitura do doce clássico, só que com ingredientes de melhor qualidade e apresentação sofisticada), os recheados são a nova sensação do momento. A pâtissière Andreia Vasconcelos, da Docinhos & Doçuras (2710-2971), acaba de criar a linha de brigadeiros Soft Fillings, que, acredite se quiser!, tem recheios de limão siciliano, maracujá, Ovomaltine, musse de chocolate, manteiga de amendoim, prestígio, morango, leite condensado e até doce de leite argentino. 

Brigadeiro com recheio de limão siciliano da linha Soft FillingsDivulgação


“Eu sempre gostei dos doces mais molinhos e sentia falta de recheio, sabe? Então tive a ideia de fazer os recheados. Mas eles também surgiram porque o mercado de brigadeiro gourmet está crescendo muito e a gente sempre tem a necessidade de trazer inovações para ter algum diferencial. Estou sempre querendo evoluir. Estudo e viajo muito para ver as tendências”, conta Andreia, que colocará seus doces para degustação no badalado evento de moda Vogue Fashion’s Night Out, no dia 4 de setembro, no Rio Design Barra.

Brigadeiros gourmet da Avelã BrigaderiaDivulgação

Andreia garante que os sofisticados doces têm feito a cabeça não só de mulheres, que correm atrás deles para curar a TPM, estresse e momentos de carência, mas também de homens, crianças e idosos: “Entre os frutados, o que mais faz sucesso é o de limão siciliano, que tem sabor refrescante e derrete na boca. Para as pessoas que gostam de sabores exóticos, temos o brigadeiro de churros, em que a massa fica dentro do doce de leite. Uma delícia”.

Paula Gonçalves, dona da Avelã Brigaderia (99991-2234), elege o de Ovolmatine como seu carro-chefe. “Por incrível que pareça, é o que mais vende. Mesmo muita gente investindo em brigadeiro, acho que tem espaço pra todo mundo, o que diferencia um do outro é a qualidade do produto”, avalia Paula. O mercado anda tão movimentado por aqui que a empresária Fernanda Manahú resolveu estender o sucesso para Portugal, onde mora atualmente. “As pessoas daqui acham os novos brigadeiros deliciosos, ficam impressionados com as misturas e variedades que fazemos com eles”, diz Fernanda.

“O brigadeiro é um doce que remete à infância e muito acessível ao paladar dos brasileiros. As pessoas fazem em casa e comem na panela mesmo. O que o faz ficar mais refinado é a elaboração e alteração de ingredientes. Por exemplo, substituímos o Nescau em pó por uma matéria-prima de primeira qualidade, como o chocolate belga. Também adicionamos frutas nobres como damasco, pistache e cereja”, ensina Andreia.

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